Ceará
Semace promove blitze no Interior para combater excesso de fumaça emitida por veículos
O Programa de Combate à Fumaça Negra da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou ações no interior do Ceará. Como resultado da operação, 12 automóveis, de 376 vistoriados, foram autuados por apresentarem emissão de fumaça acima do permitido. As blitze ocorreram nos municípios de Ocara, Quixadá, Canindé e Baturité, no período de 4 a 7 de julho, respectivamente. A autarquia contou com o apoio do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE) na organização do trânsito.
Ao promover esse trabalho, a Semace busca minimizar a poluição atmosférica ocasionada pelos automóveis movidos a diesel, através do sistema de escapamento. Para monitorar a quantidade de material expelido, a Superintendência utiliza a escala de Ringelmann Reduzido, composta por cinco níveis colorimétricos, que variam do cinza claro ao preto total.
Os testes são feitos visualmente. Na oportunidade, o técnico da Semace compara a cor da fumaça emitida pelo carro com a coloração contida em um dos níveis da escala. Nos casos em que o veículo se enquadra em 20 e 40%, referentes às cores mais claras, o automóvel está dentro dos padrões. Já quando apresenta 60, 80 e 100% de densidade na fumaça, é emitido um auto de infração.
A Semace pede aos motoristas que busquem ficar atentos às manutenções periódicas de seus veículos. Em muitos casos, o excesso de fumaça é decorrência do mau funcionamento do motor. Essa poluição oriunda dos automóveis é prejudicial à saúde humana e ao meio ambiente.
Leia mais: Programa de Combate à Fumaça Negra registra maior número de veículos autuados da história
*Assessor de Imprensa da Semace
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans

