Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Iguatu

Seca afeta balneário do açude Trussu em Iguatu

Publicado

on

A tradicional banho no Açude Roberto Costa, o Trussu, já não é mais tão procurado pela população de Iguatu e visitantes, é o que afirmam vários comerciantes que vivem do movimento no local. Na manhã deste domingo, 30, a repotagem da Mais FM Educativa esteve no açude e conferiu de perto o que já se comenta.

Normalmente o movimento começa cedo, mas por volta das 11 horas da manhã quase ninguém era visto no complexo turístico ou mesmo nos bares nos arredores do açude.

Gilmar Araújo, responsável pelo complexo turístico há 2 anos reclama da seca. “Depois que secou tanto o povo vem menos mesmo. Antes uma hora dessas isso aqui tava lotado, hoje é isso que você vê. Desanimador demais uma situação dessas”, completa. Segundo ele, no mês de julho o movimento foi bom, mas não se compara aos anos anteriores quando o nível do reservatório estava melhor. Ele se diz preocupado com a possibilidade de mais um ano de seca: ” se passar mais um ano se chover aí se acaba tudo, vamos ter que procurar outra coisa para viver”.

O vendedor de espetinhos Cícero Neto também reclama da queda no movimento. Ele tem uma pequena barraca que vende espetinhos de carne e, para ele, não há o que fazer enquanto não chover. Ele lembra que, em épocas melhores, chegava a faturar mais de 300 reais em um domingo, mas atualmente mal chega a 90 reais. “Tem domingo que eu volto é mais cedo para casa, porque o movimento aqui dá fraco demais. Hoje vendi muito pouco e não estou vendo o povo vir muito não. Uma hora dessas já era para ter gente aqui nesses bares”, diz Cícero.

Saiba Mais

O Açude Roberto da Costa, mais conhecido por Açude Trussu, está localizado nos municípios de Iguatu, Acopiara e Jucás, na região centro-sul do Ceará. Foi construído sobre o leito do rio Trussu, numa parceria entre o DNOCS e a Secretaria de Recursos Hídricos do estado do Ceará, tendo suas obras concluídas em 1996. Sua capacidade é de 301.000.000 m³.

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos20 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos20 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu21 horas atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias1 dia atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias1 dia atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias1 dia atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando2 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu2 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias2 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias2 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias2 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas3 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias3 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias3 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias3 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos3 dias atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades4 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Economia4 dias atrás

Cultivo de algodão volta a ganhar força na economia regional

Noticias4 dias atrás

No Ceará, somente no primeiro trimestre de 2025, foram registradas 6.189 denúncias de violência contra mulheres

Mundo4 dias atrás

Em testamento, Papa Francisco pede túmulo simples, sem decoração especial

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 22/04/2025

Iguatu5 dias atrás

Sete cardeais brasileiros estão entre os possíveis eleitores do novo papa

Iguatu5 dias atrás

Como é o funeral de um Papa: rituais, tradição e despedida solene

Brasil5 dias atrás

LUTO NA IGREJA CATÓLICA: MORRE O PAPA FRANCISCO AOS 88 ANOS

Noticias1 semana atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.