Saúde
Saiba quais exames não podem faltar antes de começar a correr
[caption id="attachment_9751" align="alignleft" width="580"]
Foto: Divulgação[/caption]Entrar em forma e começar ano em dia com a saúde é o desejo de muita gente.

Foto: Divulgação
E uma das maneiras de conseguir um resultado satisfatório e prazeroso é a corrida de rua. Mas antes de dar o pontapé inicial na atividade física que conta com mais de 6 milhões de adeptos no Brasil, é necessário passar por uma Avaliação Clínica de Pré-Participação (APP). “Nessa avaliação, o médico vai solicitar exames de acordo com a idade para verificar a possibilidade de presença de doenças e com a intensidade da atividade, variando desde lazer, passando por amador até profissional”, explica Luiz Augusto Lavalle, médico cardiologista do Hospital São Vicente – FUNEF, de Curitiba (PR).
Bateria de exames
Nos casos mais simples, além da avaliação clínica inicial, são realizados eletrocardiograma, hemograma completo ,glicemia de jejum, ureia e creatinina, lipidograma completo e ácido úrico. Além do hepatograma (TGO, TGP, gama-GT, bilirrubinas, TAP/INR), exame de urina e exame parasitológico de fezes.
Já os exames funcionais, como o teste de esforço, ecocardiograma de estresse e cintilografia, são indicados para atletas ou pessoas com mais de 60 anos de idade. “Fora desse quadro, a necessidade de exames funcionais vai depender dos resultados da Avaliação Clínica Pré-Participação. Se houver alguma normalidade na APP, pode resultar em outros tipos de exames cardiológicos e não cardiológicos”, lembra Lavalle.
Atestado liberatório
O cardiologista do Hospital São Vicente – FUNEF salienta que ao final da avaliação o médico terá de fornecer ao paciente um atestado de aptidão ou liberatório para as corridas. Neste atestado, deverá constar o tipo de esporte para o qual a pessoa está apta de acordo com uma classificação específica que leva em conta a estática e a dinâmica da modalidade. “Não há nada que substitua a avaliação clínica inicial”, alerta o médico.
Saiba quais os exames obrigatórios na Avaliação Clínica de Pré-Participação (APP):
– Eletrocardiograma;
– hemograma completo;
– glicemia de jejum, ureia e creatinina;
– lipidograma completo;
– ácido úrico;
– hepatograma (TGO, TGP, gama-GT, bilirrubinas, TAP/INR);
– exame de urina;
– exame parasitológico de fezes.
Exames que dependem do resultado da Avaliação Clínica de Pré-Participação (APP), obrigatórios para pessoas acima de 60 anos ou indicados para atletas:
-teste de esforço;
-ecocardiograma de estresse;
– cintilografia.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

