Iguatu

SAAE esclarece problemas no abastecimento de água em Iguatu

Published

on

Os dias finais do mês de setembro deste ano foram marcados por alguns transtornos no que se refere ao fornecimento de água no município de Iguatu. Por vários dias alguns bairros na sede estiveram sem água nas torneiras ou em algumas vezes a água não chegava com pressão adequada e não subia para as caixas residenciais.

Em atenção a inúmeras ligações de ouvintes, nossa reportagem procurou a gerência do Sistema Autônomo de Água e Esgoto – SAAE de Iguatu para responder alguns questionamentos dos usuários da sede e algumas regiões. O superintendente do SAAE, Sr. Edval Lavor respondeu que a pressão da água está normalizada e somente em algumas comunidades mais distantes da sede pode haver algum problema.

Vários bairros passaram mais de 02 semanas sem água desde o primeiro rompimento da adutora há vários dias. O representante do SAAE afirmou não ter conhecimento de tantos dias sem água, mas adiantou que irá obter maiores informações e solucionar os problemas existentes, pois não é de interesse a instituição que falte água um único dia sequer.
Alguns ouvintes ligaram para Mais FM afirmando que algumas pessoas estariam atirando (com arma de fogo) na adutora do Trussu, prejudicando o abastecimento da cidade. Edval disse já ter conhecimento de fatos recentes com perfuração do trecho da adutora com outros materiais, Ele afirmou que os reparos são feitos, no entanto, enfatizou que tal prática trata-se de depredação do patrimônio público e que a população deve acionar a polícia imediatamente.

Na semana passada divulgamos uma denúncia oriunda de uma moradora da comunidade de Barreiras dos Pinheiros que tratava da construção irregular de uma parede de sacos nas proximidades. Sobre este caso o representante do SAAE informou que a denúncia deverá ser encaminhada para o Comitê de Bacias do Médio Jaguaribe juntamente com o escritório regional da COGERH que são os responsáveis pelo monitoramento do açude Trussu.Porém, disse que o SAAE não concorda com essa prática e dará sua opinião na próxima reunião do Comitê Local.

Recebemos através do nosso WhatsApp a seguinte reclamação: “Mais FM por favor cobrar do SAAE o porque de não fazer a leitura no dia certo e sim 5, 6 dias depois, isso está lesando os consumidores, pois quem mais precisa paga a taxa que é consumo de até 10 metros cúbicos, mas com o atraso da leitura todas as pessoas que antes consumiam 10 ou menos, estão passando de 10 mts, resultado 10 reais a mais, fraude comprovada”. O Sr. Antônio Galdino, responsável pelo setor de faturamento do SAAE de Iguatu explicou como funciona a leitura da água: “O problema de atraso da leitura é porque nós só tiramos a leitura nos dias úteis, esse mês começou dia 03, e eu começo dia 01, aí teve o feriado, e por isso só podia encerrar o faturamento dia 05 desse mês. Como não trabalhamos domingos e feriados, teve esse atraso. Mas não foi com intenção de prejudicar ninguém. Se algum morador achar que está sendo prejudicado, pode vir até o SAAE que a gente corrige e coloca na fatura seguinte”.
Existe um boato nas redes sociais e entre a população de que faltaria água por 10 dias na cidade, tal informação foi desmentida pelo SAAE. Sr. Edval encerra a entrevista enaltecendo que não existe possibilidade de racionamento de água em Iguatu até o prezado momento.

Serviço:

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Iguatu fica localizado na Rua Engenheiro Wilton Correia Lima, Nº772, Bairro Prado, Telefone 3566.7700 / 195 (Gratuito).

Para outras informações, reclamações e sugestões bastam acessar o site do Sistema Autônomo de Água e Esgoto www.saae.iguatu.ce.gov.br.

Clique abaixo e confira entrevistas com representantes do SAAE:

Parte 1

https://www.maisfm.com/wp-content/uploads/2016/10/DL-parte1-Edval-Lavor-representante-do-SAAE-responde-várias-queixas-dos-oivintes-19-outubro.mp3?_=2

Parte 2

https://www.maisfm.com/wp-content/uploads/2016/10/DL-parte2-Edval-Lavor-representante-do-SAAE-responde-várias-queixas-dos-oivintes-19-outubro.mp3?_=3

Parte 3

https://www.maisfm.com/wp-content/uploads/2016/10/DL-Anto-Galdino-explica-procedimento-de-leitura-da-água-do-SAAE-19-outubro.mp3?_=4

EM ALTA

Sair da versão mobile