Mundo
Rússia quer ajuda de Snowden em investigação sobre espionagem estadunidense
[caption id="attachment_5198" align="alignleft" width="660"]Foto: Reprodução[/caption]Uma das condições para Rússia aceitar conceder asilo político a Edward Snowden foi que o ex-funcionário da CIA se comprometesse a não adotar medidas “anti-americanas”.
Foto: Reprodução
Moscou, no entanto, amenizou o tom e nesta terça-feira (06) anunciou que espera contar com a ajuda do estadunidense nas investigações sobre invasão de privacidade e apropriação de dados pessoais de cidadãos russos pelos serviços de Inteligência dos EUA.
“Hoje mesmo vou entrar em contato com Snowden. A informação que poderia nos proporcionar não prejudicará os interesses dos EUA, lá já não há novidades. É proteção de dados pessoais”, disse o senador russo Ruslan Gattárov, citado pela agência oficial RIA Novosti.
Gattárov lidera uma comissão especial adjunta do Conselho da Federação (câmara alta do Parlamento russo) para investigar os vazamentos ocasionados pelas atividades dos serviços secretos americanos. As Relações Exteriores, Comunicações e a Procuradoria Geral também vão participar da investigação. “Nosso objetivo é averiguar quais são os pontos vulneráveis na proteção dos dados pessoais e eliminá-los”, afirmou Gattárov.
A comissão vai apresentar em setembro novas propostas para introduzir emendas na legislação russa para endurecer as condições de confidencialidade de dados pessoais nas redes sociais.
Na segunda (05), um analista político russo não descartou novos vazamentos de Snowden caso os EUA impuserem sanções contra Moscou. “Se de repente a lista Magnitski é ampliada, Snowden poderia ‘lembrar’ alguns detalhes sobre os serviços em que trabalhou”, ironizou o diretor do Centro de Informações Políticas, Alexei Mujin.
Snowden deixou no dia 1º o aeroporto Sheremetyevo de Moscou, onde permaneceu quase um mês e meio em espera de que as autoridades russas lhe dessem o asilo temporário. Desde então, não se sabe o paradeiro do homem requisitado pela justiça dos EUA.
Fonte: Brasil de Fato
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

