Regional

Romaria do Senhor do Bonfim em Icó atrai cerca de dois mil devotos

Published

on

Cerca de dois mil católicos participaram na manhã desta quinta-feira, 15, feriado nacional em homenagem à Proclamação da República, da tradicional, Romaria do Senhor do Bonfim (Jesus Crucificado), na cidade de Icó. O evento abre as festividades religiosas de Icó que prosseguem até o próximo dia 6 de janeiro de 2019.

Os devotos se concentraram-se no conhecido Balão do DNER e por volta das 4 horas caminharam até o Santuário do Senhor do Bonfim, no Largo do Théberge, centro histórico da cidade, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

No percurso, o grupo de devotos parou em frente a cinco igrejas para momento de oração e reflexão. A partir das 8 horas foi celebrada missa no Santuário do Senhor do Bonfim, presidida pelo frei Juracy Barbosa, pároco da Matriz de Nossa Senhora da Expectação, que é a padroeira de Icó.

Vivência e reflexão

A Romaria deste ano refletiu e viveu sete romarias: Padre Cícero, São Francisco, seca, terra, Canudos, Caldeirão e a do Senhor do Bonfim. “História de um povo que decidiu seguir Jesus, que lutou, deu a vida, foi massacrado, mas que luta e defende a vida e a dignidade do irmão sofrido”, expressou Arteizia Lima, integrante da equipe de liturgia e do movimento Encontro de Casais com Cristo. “Esta espiritualidade feita hoje na romaria da paróquia da Expectação de Icó foi para evangelizar os romeiros do Senhor do Bonfim”.

Nos últimos dias, houve celebração do tríduo com missas e adoração ao Santíssimo Sacramento no Santuário dedicado ao Senhor do Bonfim. A programação é preparatória aos festejos em louvor ao Senhor do Bonfim que ocorrem a partir de 22 de dezembro e início de janeiro, com novenas e procissão.

A romaria foi concluída com o tradicional café da manhã comunitário no Largo do Théberge. “É um momento rico, de renovação e fortalecimento da nossa fé”, ressaltou o frei, Juracy Barbosa. “A devoção ao Senhor do Bonfim é fervorosa, atrai milhares de romeiros e cresce a cada ano”.

A dona de casa, Francisca Custódio, disse que desde o início participa da Romaria do Senhor do Bonfim, que foi implantada em 2005. “Já são 13 anos de caminhada preparatória com o Senhor do Bonfim, nosso guia, mestre e conselheiro”, disse a devota. “Quero participar durante muitos anos”.

No dia 1º de janeiro de cada ano, ocorre a tradicional procissão em louvor ao Senhor do Bonfim com cerca de 20 mil participantes. É uma das maiores do Ceará. A festa é celebrada há 269 anos.

Fonte: Diário Centro Sul

EM ALTA

Sair da versão mobile