Brasil
Rios na Amazônia apresentam alto risco de contaminação por mercúrio
Um estudo da ONG WWF-Brasil revela que quatro bacias da Amazônia, onde estão localizados territórios indígenas ameaçados pelo garimpo ilegal, apresentam um grande risco de contaminação por mercúrio, acima dos níveis seguros. Os resultados indicam um “risco extremamente alto” de contaminação em mais da metade das sub-bacias analisadas. Essa projeção foi feita com base em um modelo de probabilidade desenvolvido pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.
O modelo utilizou dados do “Observatório do Mercúrio” sobre a distribuição e acúmulo do metal nas bacias dos rios Tapajós (Pará, Mato Grosso e Amazonas), rio Xingu (Pará e Mato Grosso), e os rios Mucajaí e Uraricoera (norte de Roraima), área habitada pelo povo yanomami.
As concentrações de mercúrio são mais baixas nas cabeceiras dos rios, aumentando ao longo do curso, acumulando-se na cadeia alimentar, especialmente em peixes consumidos pela população local.
Vitor Domingues, analista ambiental e um dos responsáveis pelo estudo, destaca que um dos grandes desafios é a escassez de dados amostrais, tornando necessária a projeção dos dados. O estudo concluiu que a maioria dessas sub-bacias não atende aos padrões estabelecidos na legislação ambiental brasileira.
O relatório também recomenda a implementação de um monitoramento mais adaptado às condições das diferentes sub-regiões e a criação de um sistema de informações para apoiar ações governamentais.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

