Noticias
Desmatamento na Amazônia cai pela metade e sobe 43% no Cerrado
No primeiro ano do terceiro mandato do presidente Lula, os alertas acumulados de desmatamento na Amazônia Legal diminuíram pela metade, alcançando o melhor resultado desde 2018. Por outro lado, o Cerrado experimentou um crescimento de 43% em 2023, marcando o maior índice na série histórica do Deter para o bioma.
Os dados, que consideram o ano civil completo (de janeiro a dezembro), foram divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) na sexta-feira (5).
Em 2023, a área de alertas na Amazônia Legal foi de 5.152 km² (dados atualizados até 29 de dezembro de 2023). Isso representa uma queda após anos de aumento no desmatamento, que atingiu seu pico em 2022, com 10.278 km².
A Amazônia Legal, que abrange 59% do território brasileiro e inclui 9 estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão), viu o Pará liderar a lista de estados com maior desmatamento em 2023. De acordo com o Deter, o Pará teve quase 2 mil km² (1.903 km²) de desmatamento, seguido por Mato Grosso com 1.408 km², e Amazonas com 894 km². Esses três estados também lideram a série histórica.
-
Iguatu4 semanas atrásMP investiga projeto da Prefeitura de Iguatu e vê possível “promoção sem concurso” para motoristas da saúde
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu4 semanas atrásMinistério Público Investiga Uso de Garis da Prefeitura em Evento Privado em Iguatu
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça determina prazo para Município regularizar repasses dos consignados; SPUMI segue vigilante
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça impede exoneração em massa de ACS e ACE em Iguatu e reconhece validade dos vínculos de 2019
-
Iguatu4 semanas atrásCiro e o Preço da Aliança: O Ceará Vai Cobrar as Contradições?
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes3 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D

