Tecnologia
Revelado o tablet da Nokia de 2001, que nunca foi lançado
Durante algumas décadas o ano de 2001 foi provavelmente um dos grandes “fetiches” do futuro da humanidade, talvez por causa do grande impacto causado pelo filme “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, de Stanley Kubrick.
Durante algumas décadas o ano de 2001 foi provavelmente um dos grandes “fetiches” do futuro da humanidade, talvez por causa do grande impacto causado pelo filme “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, de Stanley Kubrick.
Quando o primeiro ano do século XXI chegou de fato, a Nokia esteve perto de “colocar os pés no futuro”, por assim dizer, com o lançamento de um tablet que nunca ocorreu.
Em entrevista a um programa de TV finlandês, Esko Ylirussi, que trabalhou como especialista de comunicação de dados na Nokia entre 1996 e 2001, falou um pouco sobre o projeto que ajudou a desenvolver. Apesar de bem diferente do conceito atual de tablet, o equipamento poderia ser considerado pioneiro e à frente do seu tempo.
Ele vinha como uma superfície capaz de mantê-lo de pé verticalmente e sua tela era bem primitiva, exibindo conteúdo em preto e branco. Além disso, havia alguns botões localizados nas laterais do display — e era justamente com eles que o usuário iria interagir com o conteúdo mostrado pelo aparelho.
Vale lembrar que, também em 2001, a Microsoft apresentou ao mundo o seu Tablet PC, então o equipamento da Nokia seria uma espécie de concorrente no ramo. Será que, se tivesse se tornado realidade, o fator pioneirismo poderia ter dado um destino melhor à fabricante finlandesa? Eis uma resposta que nunca teremos.
Na página do ISTV é possível ver o vídeo da reportagem que, apesar de estar toda em finlandês, serve para mostrar algumas imagens a mais do tablet da Nokia que nunca aconteceu.
Fonte: TECMUNDO
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

