Ceará

Reunião debate a situação e futuro das águas do Trussu

Published

on

 

Foto: Jan Messias

Na manhã desta quinta-feira, 29, acontece a reunião de avaliação das operações do Açude Trussu. O momento tem o objetivo de transmitir para a população e para o conselho gestor do reservatório a real condição e capacidade do açude e as possíveis liberações de água para preservar o que resta diante do prognóstico de seca para o próximo ano dado pela Funceme. Membros do conselho gestor do açude e representantes da sociedade civil e do poder público estiveram presentes.

Cícero Correia Lima, do instituto Cidadania e Ação, afirma da necessidade de preservar os recursos hídricos especialmente para os mais pobres. ” Se faltar água no trussu quem sofre é o pobre, porque o rico vai continuar tomando sua água mineral, vai continuar com seu conforto. A gente tem que lutar para que essa água dure mais e seja acessível”, disse.

O vereador Antônio Baixinho, das comunidades Vila Neuma e Vila Moura, também esteve presente. ” As pessoas precisam economizar água urgente, porque falta do poder público conscientizar mais o povo para não gastar tanto. Começando por ai já ajuda muito se cada um fizer sua parte”, lembrou o vereador.

Estado Crítico

As medições recentes do volume do Açude Trussu marcavam um volume de mais de 30%, porem uma nova avaliação da capacidade real do açude mostrou que o volume estimado está em pouco mais de 20%, o que deixa o reservatório em situação crítica. Além de abastecer a cidade de Iguatu, o Trussu também garante a água das cidades de Quixelô e Acopiara.

A reunião segue com debates sobre o tema. Mais informações no decorrer da programação e nos nossos noticiários.

EM ALTA

Sair da versão mobile