Conecte-se conosco

Iguatu

Retirada de areia do Rio afeta abastecimento d’água

Publicado

on

A extração diária e intensa de areia no leito do Rio Jaguaribe, no município de Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará, nas duas últimas décadas, deixou danos ambientais: retirada da mata ciliar, queda de barreiras e afetou de forma severa o abastecimento de água de cerca de 300 famílias de moradores da localidade de Itans por causa da escassez de água no lençol freático.

A situação se agrava ante a necessidade de ampliação de captação de água do leito do Rio Jaguaribe como forma alternativa de abastecimento da cidade nos próximos meses, uma vez que o Açude Trussu, com 3,6% de seu volume, até o momento não obteve recarga. O reservatório é o responsável pela oferta de água para distribuição aos moradores da cidade e de algumas localidades em seu entorno.

O secretário de Meio Ambiente do município de Iguatu, Marcos Ageu Medeiros, mostrou-se preocupado com o cenário. “A areia protege o lençol freático, que praticamente se acabou na área”, observou. “Há pontos em que toda a areia foi retirada, chegando na pedra”. Ele explicou que empresas particulares autorizadas pela Agência Nacional de Mineração (ANM) e pela Superintendência Estadual de Meio Ambiente (Semace) fazem a extração da areia. “Agimos como mediador entre a comunidade, as empresas e os órgãos de fiscalização”.

Marcos Ageu disse que já solicitou à Semace e à ANM relatórios de pesquisa de lavra e as condicionantes de extração. “Há limites e era bom que quando a Semace viesse fiscalizar agisse em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do município”, defendeu. “A cobrança dos moradores recai sobre nós”.

Ainda segundo Marcos Ageu, o Ministério Público do Ceará, por meio da promotoria de Justiça de Iguatu, solicitou informações sobre as licenças de operação para extração de areia no leito do Rio Jaguaribe. “Uma empresa tem autorização para pesquisa em um longo trecho e dividiu com outras empresas, que fazem o serviço de retirada da areia”, pontuou Marcos Ageu.

A areia oriunda da bacia do Rio Jaguaribe é usada em larga escala na construção civil. Diariamente, dezenas de veículos da Associação de Caçambeiros de Iguatu fazem o trabalho, gerando emprego e renda. O presidente da entidade, Fernando Lavor, disse que o serviço feito pelos caçambeiros da Associação é dentro da área delimitada. “Trabalhamos na legalidade e não retiramos areia das barreiras”, diz.

Na localidade de Itans e em outras áreas próximas, as barreiras do Rio Jaguaribe foram destruídas. “O rio está bem mais largo, avançando sobre áreas que antes eram produtivas e de proteção às casas, as marcas nos cacimbões são visíveis com mais de quatro metros abaixo do que antes era o leito natural”, mostrou o presidente da Associação de Moradores de Itans, Joaquim Moreno. “O nosso abastecimento depende do rio e se já estamos com dificuldades no inverno, imagine no verão”.

Irregular

Moreno afirma que a retirada de areia nos moldes atuais é irregular. “É um trabalho criminoso, sem fiscalização”, disse. O aposentado Carlos Alberto Sampaio de Oliveira contou que, desde quando começou o trabalho de retirada de areia, a comunidade ficou prejudicada. “A areia é o lençol freático, é quem sustenta as águas, prejudicou todos, os animais, o consumo humano. Eu tinha um poço que dava 30 mil litros de água por hora, mas agora, com três minutos, a água já se acaba”.

A Semace informou, por meio de nota, que os critérios e impedimentos da atividade que a legislação do licenciamento chama de condicionantes variam conforme as características da extração e só são definidos na análise técnica realizada no processo do licenciamento, e que iria fazer um levantamento sobre a quantidade de empresas licenciadas para o serviço em Iguatu.

Fonte: Diário do Nordeste

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias4 horas atrás

Isenção para o ENEM 2025 pode ser solicitada a partir desta segunda-feira, 14

Noticias5 horas atrás

Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda

Noticias5 horas atrás

Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará

Videos8 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025

Noticias4 dias atrás

Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça

Iguatu4 dias atrás

AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares

Iguatu4 dias atrás

Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu

Noticias4 dias atrás

Produção brasileira de grãos na safra 2024/25 deve atingir um recorde de 330,3 milhões de toneladas

Noticias4 dias atrás

Prazo de inscrição para concurso de delegado da Polícia Civil se encerra nesta sexta-feira (11)

Ceará5 dias atrás

Ceará tem a 2º maior proporção de alunos do ensino médio em tempo integral no Brasil

Mundo5 dias atrás

Nasce primeiro bebê de britânica após um transplante de útero recebido da própria irmã

Economia5 dias atrás

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe

Iguatu6 dias atrás

TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027

Noticias1 semana atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

Noticias1 semana atrás

Homem morre atropelado por carreta em Iguatu

Noticias1 semana atrás

Homem morre vítima de choque elétrico em Jucás

Noticias1 semana atrás

Idosa de 86 anos foi resgatada em área isolada de Acopiara/CE

Noticias1 semana atrás

Mais de 136 mil eleitores no Ceará correm o risco de ter o título de eleitor cancelado

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/04/2025 – Compra de votos torna inelegíveis Ednaldo Lavor, Bandeira Jr e Rafael Gadelha

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/04/2025

Iguatu1 semana atrás

Justiça Eleitoral de Iguatu declara inelegíveis Rafael Francelino, Antônio Bandeira Junior e Ednaldo de Lavor por abuso de poder em 2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 04/04/2025

Noticias1 semana atrás

Governo antecipa o pagamento do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS

Mundo1 semana atrás

Donald Trump, apresentou o ‘gold card’, que oferece cidadania americana pelo valor de US$ 5 milhões

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 04/04/2025 – Debate entre Agenor Neto e Marcos Sobreira movimenta a ALECE

Noticias1 semana atrás

Governo amplia faixa de renda para o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 04/04/2025

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.