Connect with us

Política

Reforma tributária que unifica impostos “é um remendo”, critica deputada

Publicado

on

Anunciada como prioridade do governo de Jair Bolsonaro (PSL) neste segundo semestre na Câmara dos Deputados, a reforma tributária que tramita na Casa, chamada de Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 45/2019, vem recebendo críticas de parlamentares do campo progressista.

De autoria do deputado Baleia Rossi (MDB-SP), a medida basicamente unifica cinco impostos federais, estaduais e municipais, que devem ser convertidos no chamado “Imposto sobre Bens e Serviços (IBS)”.

Para a criação do novo imposto, deixarão de existir a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e a contribuição dos Programas de Integração Social (PIS).

A ideia é que o IBS seja de adoção nacional, estabelecendo uma alíquota que soma os percentuais relativos a cada nível federativo, com estados e municípios definindo suas próprias alíquotas em lei. A PEC prevê um período de transição de dez anos, sem redução de carga tributária.

Aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a medida está em discussão em uma comissão especial. Caso receba aval do colegiado, irá a plenário. Deputados de oposição se articulam atualmente para sugerir alterações na proposta, que recebeu, até o momento, 114 emendas.

Para a deputada Fernanda Melchiona (RS), vice-líder da bancada do Psol e integrante da comissão que avalia a PEC, a medida tem caráter superficial porque não interfere na lógica regressiva de tributação, que impõe altas taxas sobre o consumo e sobre as camadas mais baixas da população. Tradicionalmente, essa é a crítica central que recai sobre o sistema tributário brasileiro na voz de especialistas e segmentos populares.

Como contraponto, o Psol, por exemplo, propõe, entre outras coisas, medidas que ampliam a arrecadação para os municípios a partir da criação de uma Contribuição Social Extraordinária sobre o Lucro Líquido (CSLL) dos bancos, redução da alíquota de impostos sobre bens e serviços e ainda tributação sobre o patrimônio, como taxação de juros e dividendos, grandes fortunas e impostos sobre heranças.

“A gente está há cinco anos nessa recessão e o que se vê é que o topo no Brasil está ficando mais rico. Estudos mostram que os que estão no topo da pirâmide [social] acumularam 3,3% a mais de capital e 10% da população entraram na linha da pobreza. Não pode ser que esses casos não possam ser sobretaxados pra gente poder investir em geração de emprego, renda, saúde, educação e reverter essa pirâmide. O Brasil precisa de uma revolução tributária, e o que está tramitando na comissão especial é um remendo”, argumenta Melchiona.

Articuladores da oposição na Câmara dos Deputados preparam atualmente uma emenda substitutiva global para ser apresentada como opção à PEC 45.

Senado

O tema também está em discussão no Senado, por meio da PEC 110/2019. A proposta tem amplo apoio na Casa, sendo assinada por 66 dos 81 parlamentares. A lista inclui membros de vários partidos, como DEM, PSDB, MDB, PSD, PSL, Cidadania, Podemos, Republicanos, Rede, Pros, PSC, PDT, PSB e PT.

A medida é encampada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e copia uma proposta do ex-deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), que foi aprovada numa comissão especial da Câmara dos Deputados no final de 2018. Nos bastidores do Poder Legislativo, Acolumbre disputa com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a liderança em torno da pauta da reforma tributária.

De caráter semelhante ao texto que tramita na Câmara, a PEC 110 extingue nove tributos (ISS, ICMS, IPI, IOF, Cofins, PIS/Pasep, salário-educação, Cide-combustíveis, CSLL), sendo o primeiro municipal, o segundo estadual e os demais federais. A ideia é criar, em compensação, um IBS para tributar os valores agregados sobre bens e serviços na esfera estadual e o chamado “imposto seletivo” para bens e serviços específicos no âmbito federal.

Em fase de avaliação na CCJ, a medida deverá receber o parecer do relator, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), na próxima quarta-feira (18). Alguns parlamentares da Casa entoam críticas à medida, como é o caso do senador Jean Paul Prates (PT-RN), vice-líder da minoria no Congresso Nacional.

“Na verdade, é uma não reforma. Essas duas reformas são meramente burocráticas, pra diminuir a quantidade de impostos, facilitar o pagamento e a fiscalização, etc. Ok, aplausos, mas isso é totalmente insuficiente”, afirma, acrescentando que parlamentares da minoria deverão apresentar em breve uma proposta paralela.

Assim como deputados de oposição na Câmara, Prates e outros senadores pedem alterações mais profundas no sistema de impostos do país, com a implantação de um modelo de tributação progressiva por meio da imposição de alíquotas maiores para as classes mais altas e taxas mais módicas para a população de baixa renda.

Em conversa com o Brasil de Fato, ele afirmou que a minoria pretende apresentar o que chama de “uma proposta tecnicamente mais abalizada”. O objetivo é tratar de pontos como tributos sobre fortunas, lucros e dividendos e sobre acionistas que agem no exterior.

“Não queremos uma reforma que trate só do ato de pagar impostos, e sim uma que aproxime a nossa tributação daquela dos países da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico]. Queremos uma que garanta que o Estado tenha, de fato, as condições de um Estado de bem-estar social, ou seja, países que promovem saúde, educação, segurança gratuitas e de qualidade para todos os cidadãos. Pra isso, você precisa tirar o foco do imposto sobre consumo e sobre a atividade econômica e tributar a renda”, defende.

Anfip

A defesa do senador se assemelha ao que tem sido proposto pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip), para a qual as PECs 45 e 110 trazem como vantagem a simplificação do sistema de impostos, mas sem promover uma intervenção estruturante no modelo vigente.

Em relatório produzido pelo Banco Mundial, o Brasil foi apontado como o país onde as empresas mais gastam tempo com a burocracia do sistema tributário, investindo mais de 1.958 horas por ano no pagamento de impostos. Na Bolívia, que figura em segundo lugar no ranking, a marca é de 1.025 horas, enquanto a média dos 190 países pesquisados pela instituição é de 206 horas.

“Tudo isso é muito complicado pras empresas. Então, de fato, quando se junta tudo num único tributo e faz uma única legislação, isso é muito bom, é excelente, mas isso está longe de ser o grande problema do nosso sistema tributário”, pontua o vice-presidente da Anfip, César Roxo Machado, acrescentando que a disfunção do sistema atual reside na alta tributação sobre o consumo e que uma mudança nessa lógica traria ganhos multilaterais, impactando de forma positiva na economia nacional.

“O problema é que a tributação sobre consumo acaba penalizando quem ganha menos e retira da população o poder de compra. No momento em que se reduz isso, as pessoas passam a ter mais poder aquisitivo. Isso aquece a economia porque as pessoas vão consumir mais, o que aumenta a demanda de produção e faz as empresas produzirem mais, contratarem mais trabalhadores e ainda competirem melhor com o produto que vem de fora do país. O produto nacional passa a ter vantagem, diferentemente do que ocorre hoje”, argumenta.

Atualmente, 50% da carga tributária no Brasil incidem sobre o consumo, 18% sobre a renda e apenas 4% sobre o patrimônio.

Outras

Apesar de estar no foco da agenda econômica neste semestre, o debate sobre a reforma tributária tem se dado de forma pulverizada e ainda sem muita popularização. Além das PECs que tramitam na Câmara e no Senado, outras medidas orbitam no entorno. Entre elas, está a que vem sendo formulada pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Apesar de ainda não ter sido oficialmente apresentada, as articulações caminham para uma proposta de unificação entre PIS e Cofins, além da alteração da tabela do Imposto de Renda (IR) e outros pontos. O ministro da Economia, Paulo Guedes, também flerta com a volta da CPMF, imposto aplicado na esfera federal sobre movimentações financeiras de pessoas físicas e jurídicas. Polêmica, a medida foi adotada pelo Brasil entre os anos de 1997 e 2007 para cobrir despesas da União na área de saúde.

Também estão no cenário outras ideias de reforma, como é o caso de uma projeto protocolado na semana passada no Senado pelo Comitê de Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz). De modo geral, o texto propõe a unificação dos tributos, mas traz ainda outros pontos, como a criação de um fundo de desenvolvimento regional para ajudar estados com menor índice de desenvolvimento na área industrial. A medida ainda não foi oficialmente debatida na Casa.

Fonte: Brasil de Fato

Radio Ao vivo

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias9 horas atrás

Faleceu o renomado narrador esportivo Silvio Luiz, aos 89 anos

Noticias9 horas atrás

Fortaleza conquista prêmio milionário na Copa Sul-Americana de 2024 após empatar com o Boca Juniors-ARG

Noticias10 horas atrás

Casal está sendo investigado por abandonar uma criança, em Trairi

Brasil1 dia atrás

Cidadão que deseja ser doador de órgãos poderá manifestar e formalizar a sua vontade por meio virtual

Ceará1 dia atrás

Espera-se que o Ceará receba precipitações até a próxima sexta-feira, 15/05

Iguatu1 dia atrás

Salários na Prefeitura de Iguatu chegam a 57 mil reais

Iguatu2 dias atrás

Prefeitura de Iguatu tenta cancelar CPI da CAF, mas justiça nega

Ceará2 dias atrás

Centro-norte e o extremo sul do Ceará serão as áreas que concentrarão os principais acumulados de chuva até a próxima quarta-feira (15)

Ceará3 dias atrás

Governo do Ceará apoia a taxação de produtos importados comercializados por sites de e-commerce

Noticias3 dias atrás

Mulher de 50 anos foi presa em flagrante sob suspeita de maus-tratos contra 15 animais

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 10/05/2024

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 10/05/2024

Brasil6 dias atrás

Contribuintes brasileiros terão novo prazo de entrega do Imposto de Renda 2024

Noticias6 dias atrás

Sargento da Polícia Militar foi fatalmente atingido por tiros, em Icó

Esportes6 dias atrás

Ministério do Esporte pedirá suspensão temporária de todas as divisões do Campeonato Brasileiro

Mundo1 semana atrás

Cinco países abriram seus mercados para exportação brasileira de suínos

Noticias1 semana atrás

Prazo para inscrições no Encceja 2024 encerra nesta sexta-feira, dia 10

Noticias1 semana atrás

Cabo Sabino foi condenado por liderar o motim dos policiais no estado do Ceará em 2020

Ceará1 semana atrás

Governo Estadual lança campanha de arrecadação para ajudar população do Rio Grande do Sul

Iguatu1 semana atrás

Humberto Teixeira é nomeado Patrono da Música Popular Cearense

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 09/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 09/05/2024

Iguatu1 semana atrás

Intensa movimentação nas dependências do Cartório Eleitoral de Iguatu

Noticias1 semana atrás

AstraZeneca anuncia encerramento das vendas da vacina contra a COVID-19

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 08/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 08/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 07/05/2024

Brasil1 semana atrás

Mais de 300 municípios foram atingidos pelas fortes chuvas na região; foram confirmadas 83 mortes

Noticias1 semana atrás

PF deflagrou operação para desarticular esquema criminoso de invasão a sistemas do governo

Noticias1 semana atrás

MPF abre vagas para estagiários remunerados de graduação e pós-graduação, no Ceará

Noticias9 horas atrás

Faleceu o renomado narrador esportivo Silvio Luiz, aos 89 anos

Noticias9 horas atrás

Fortaleza conquista prêmio milionário na Copa Sul-Americana de 2024 após empatar com o Boca Juniors-ARG

Noticias10 horas atrás

Casal está sendo investigado por abandonar uma criança, em Trairi

Brasil1 dia atrás

Cidadão que deseja ser doador de órgãos poderá manifestar e formalizar a sua vontade por meio virtual

Ceará1 dia atrás

Espera-se que o Ceará receba precipitações até a próxima sexta-feira, 15/05

Iguatu1 dia atrás

Salários na Prefeitura de Iguatu chegam a 57 mil reais

Iguatu2 dias atrás

Prefeitura de Iguatu tenta cancelar CPI da CAF, mas justiça nega

Ceará2 dias atrás

Centro-norte e o extremo sul do Ceará serão as áreas que concentrarão os principais acumulados de chuva até a próxima quarta-feira (15)

Ceará3 dias atrás

Governo do Ceará apoia a taxação de produtos importados comercializados por sites de e-commerce

Noticias3 dias atrás

Mulher de 50 anos foi presa em flagrante sob suspeita de maus-tratos contra 15 animais

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 10/05/2024

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 10/05/2024

Brasil6 dias atrás

Contribuintes brasileiros terão novo prazo de entrega do Imposto de Renda 2024

Noticias6 dias atrás

Sargento da Polícia Militar foi fatalmente atingido por tiros, em Icó

Esportes6 dias atrás

Ministério do Esporte pedirá suspensão temporária de todas as divisões do Campeonato Brasileiro

Mundo1 semana atrás

Cinco países abriram seus mercados para exportação brasileira de suínos

Noticias1 semana atrás

Prazo para inscrições no Encceja 2024 encerra nesta sexta-feira, dia 10

Noticias1 semana atrás

Cabo Sabino foi condenado por liderar o motim dos policiais no estado do Ceará em 2020

Ceará1 semana atrás

Governo Estadual lança campanha de arrecadação para ajudar população do Rio Grande do Sul

Iguatu1 semana atrás

Humberto Teixeira é nomeado Patrono da Música Popular Cearense

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 09/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 09/05/2024

Iguatu1 semana atrás

Intensa movimentação nas dependências do Cartório Eleitoral de Iguatu

Noticias1 semana atrás

AstraZeneca anuncia encerramento das vendas da vacina contra a COVID-19

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 08/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 08/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 07/05/2024

Brasil1 semana atrás

Mais de 300 municípios foram atingidos pelas fortes chuvas na região; foram confirmadas 83 mortes

Noticias1 semana atrás

PF deflagrou operação para desarticular esquema criminoso de invasão a sistemas do governo

Noticias1 semana atrás

MPF abre vagas para estagiários remunerados de graduação e pós-graduação, no Ceará

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 10/05/2024

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 10/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 09/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 09/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 08/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 08/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 07/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 07/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 06/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 06/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 03/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 03/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 02/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 02/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 30/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 29/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 26/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 26/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 25/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 25/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 24/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 24/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 23/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 23/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 22/04/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 22/04/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 19/04/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 19/04/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 19/04/2024

EM ALTA