Brasil
Rede Nacional de Cidades Acolhedoras é lançada para integrar migrantes, refugiados e apátridas
O governo federal criou a Rede Nacional de Cidades Acolhedoras, uma iniciativa para apoiar os municípios que desejam integrar migrantes, refugiados e apátridas no Brasil. A portaria que estabelece os termos de adesão foi publicada nesta sexta-feira (10) no Diário Oficial da União.
A rede será um espaço de diálogo e colaboração entre os governos locais, que poderão compartilhar experiências, aprendizados e subsídios técnicos para desenvolver programas e ações voltadas à população migrante, refugiada e apátrida. A rede também terá como base a Política Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia (PNMRA).
Para participar da rede, os municípios devem assinar o termo de adesão e indicar um representante. A participação é livre e independente de já ter recebido migrantes, refugiados ou apátridas. O secretário Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Augusto de Arruda Botelho, destacou a importância das cidades na acolhida e na integração dessas pessoas.
A rede terá um regimento interno próprio, que definirá as regras de funcionamento e tomada de decisões, e também aprovará planos de trabalho anuais, entre os municípios membros. A rede pretende fortalecer a cooperação e a solidariedade entre as cidades acolhedoras e contribuir para a garantia dos direitos humanos dos migrantes, refugiados e apátridas.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

