Economia

Receita emite alerta sobre a existência de sites falsos

Published

on

A Receita Federal distribuiu, na última quarta-feira (30), uma nota alertando os contribuintes para a existência de páginas na internet que simulam o site oficial da instituição. “Essas páginas, embora visualmente muito semelhantes à original, são falsas e, portanto, não são fonte confiável de informações”, diz a nota.

Para se assegurar que está consultado o site correto, a Receita Federal recomenda que os contribuintes verifiquem se os endereços dessas páginas na internet, assim como o de todos os sites governamentais, terminam com os termos “.Gov.Br”.

Endereço correto 
Para ir ao site correto da Receita Federal, o contribuinte tem três opções de endereços na internet. São elas: www.rfb.gov.br, www.receita.fazenda.gov.br e idg.receita.fazenda.gov.br .

Balanço 
De acordo com a Receita Federal, até o fim da tarde de ontem (31), apenas 148.590 contribuintes cearenses tinham enviado a declaração do Imposto de Renda. O número representa 23,8% do total de declarações esperadas pelo órgão para o Estado neste ano: 625 mil declarantes. Ainda segundo a Receita, o percentual revela que o ritmo de entrega é praticamente idêntico ao de 2015, quando 143.909 (23,6%) do total esperado de 610 mil declarações haviam sido entregues até 30 de março.

Além dos 148.590 declarantes que já cumpriram sua obrigação até 30 de março, houve o envio de 6.309 declarações retificadoras, a fim de corrigir omissões e erros contidos na declaração original. O total de retificadoras caiu 47,7% em relação ao mesmo período de 2015, quando 12.061 declarantes enviaram declarações retificadoras.

Nacional 
Em todo o Brasil, a Receita recebeu 6.580.843 declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2016 até as 17 horas de ontem. O número equivale a 23,1% das declarações previstas para este ano. Cerca de 28,5 milhões de contribuintes deverão enviar à Receita Federal a declaração do Imposto de Renda.

Prazo 
O prazo de entrega começou em 1º de março e vai até 29 de abril. Quem perder o prazo de entrega estará sujeito a multa de 1% do imposto devido por mês de atraso ou de R$ 165,74, prevalecendo o maior valor. A multa máxima equivale a 20%.

Fonte: DIÁRIO DO NORDESTE

EM ALTA

Sair da versão mobile