Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Quinze mil bebês nascem prematuros no Ceará por ano

Publicado

on

Até o início deste mês, 12.061 bebês vivos nasceram de forma prematura. Campanha alerta para a importância de um pré-natal adequado. Mães dos pequenos compartilham histórias de luta pela saúde dos filhos.
Chegar ao mundo antes do momento previsto foi a realidade de 12.061 nascimentos no Ceará, entre janeiro e o início de novembro deste ano, quando surgiram 101.012 novos cearenses. A média é de cerca de 15 mil bebês nesta condição, segundo dados da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), com base nos últimos quatro anos. A chamada gestação pré-termo considera nascimentos com menos de 36 semanas e representa 11,9% de todos os bebês nascidos vivos no Estado. Nesses casos, é preciso reforçar os cuidados com a mulher e os filhos, como alerta a atual campanha do Novembro Roxo.

Natasha de Lima Dias, de 28 anos, conheceu essa realidade no dia 24 de julho de 2018, quando deu à luz e começou uma luta pela saúde do filho. Mãe de Felipe Gabriel, ela entrou em trabalho de parto com 23 semanas de gestação, dentro do período de cinco meses. O pequeno veio com 780 gramas. “Eu não sentia dor. Os médicos disseram que ele tinha de nascer porque eu não tinha mais líquido e estava correndo risco de vida. Tanto eu quanto ele. Foi quando eu comecei a colocar força e, numa terça-feira à noite, ele nasceu”, conta.

Foi devido ao encurtamento do útero e de uma infecção urinária que Natasha começou a ter uma sensação estranha no corpo. Isto a fez realizar alguns exames e então a saga começou. “Retornei ao hospital e fiquei internada. No outro dia, entrei em trabalho de parto depois de uma semana sentindo dor”, relata. A mulher enfrentou dificuldades para encontrar atendimento em hospital público, mas em seguida começou um tratamento para manter a gestação. “Elas diziam que, quanto mais tempo passasse na minha barriga, era melhor. Aí eu coloquei isso na minha cabeça”, diz sobre o procedimento.

Do nascimento do filho, ela lembra que foi necessário reanimar o menino e que, desde então, foram 10 meses de internação, período no qual o receio de perdê-lo era acentuado. “Não passei por tudo isso sozinha. Meu esposo, quando podia sair do trabalho, ia ao hospital e a médica foi muito maravilhosa. Foram eles que lutaram junto comigo pela vida do Felipe”, destaca Natasha, emocionada.

Após uma série de infecções e parada cardiorrespiratória, Felipe teve alta, e seus pais tiveram de entrar com processo judicial para realizar tratamento no Hospital Albert Sabin. “Estamos lutando para fazer uma traqueostomia (orifício feito com cirurgia para facilitar a entrada de ar), e ele ainda precisa da sonda. Um ano e três meses e continuamos indo fazer o acompanhamento no Albert Sabin”, conclui.

Desencadeadores

As principais razões para o parto prematuro estão nas infecções, comumente urinária, renal ou vulvovaginite, na gestação de gêmeos e no deslocamento da placenta. Também são desencadeadores para o quadro um episódio anterior de parto prematuro e a pré-eclâmpsia, complicação causada pela pressão arterial alta. “A gente tem de ficar de olho nas causas evitáveis com o pré-natal bem feito, acompanhamento das gestantes com pressão alta e, principalmente, das gestantes que têm infecções”, explica Ana Daniele Vitoriano, médica-chefe do Centro de Neonatologia do Hospital Geral Dr. César Cals.

Ela destaca que o pré-natal deve ser realizado com rigor, com, no mínimo, sete consultas médicas, e que alimentação e higiene são importantes para a saúde da gestante e da criança. “As mães de risco devem ter um acompanhamento laboratorial. A gente precisa cuidar da mãe e do bebê”, destaca sobre os casos em que são identificados os fatores de risco que levam ao nascimento precoce.

No Ceará, 15.464 bebês prematuros nasceram vivos no ano passado, 11,8% do total de 131.054, uma média parecida com a que foi registrada em anos anteriores, como indicam os registros da Sesa. Entre eles está Renan Timbó, que mobilizou a família para nascer durante a 27ª semana de gravidez da mãe. “Quando o bebê nasce a gente quer fazer uma festa, receber todo mundo no quarto e fazer lembrancinha. A gente não teve nada disso. Quando meu filho nasceu, a gente foi direto para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva)”, lembra a arquiteta Shenna Timbó, de 33 anos.
Ajuda em rede

Há três anos, a arquiteta perdeu um filho. Desde então, passou a tentar uma nova gravidez. Neste ano, ela conseguiu, porém, na 20ª semana de gestação, descobriu que estava com o colo do útero curto e o tratamento para manter a gravidez era arriscado. “Eu fiz o procedimento e deu tudo certo, mas cinco semanas depois a minha bolsa rompeu e eu não estava em trabalho de parto. Fiquei internada, sendo acompanhada para segurar o bebê”, lembra.

Renan nasceu com 1 kg e 54 gramas, prematuro extremo, e precisou ficar 75 dias no hospital para ganhar peso. “Com o tempo, percebi que aquele vazio que eu sentia tinha com quem compartilhar, histórias parecidas. Você conhece o amor da sua vida e não pode pegar, assim que uma mãe nova chega, a gente a abraça”, relata Shenna. Para a arquiteta, essa rede entre mães, que se forma no hospital, contribui para superar as adversidades do tratamento.

Shenna diz que o menino tem tamanho menor que o convencional, mas que com o apoio de fisioterapeuta, fonoaudiólogo e outros especialistas, ele deve ter a saúde plena. “Ele tem uma idade cronológica, mas ele não tem sete meses precisamente. Eu preciso correr atrás do prejuízo para que, quando ele chegar à idade de caminhar, ele não tenha um atraso”.

Humanização

Métodos que aproximem mais estes bebês de suas mães podem ser fator-chave para uma melhora no quadro de saúde. Foi o caso de Ana Paula Damasceno Maciel, 30, mãe dos gêmeos prematuros Miriã e Miguel, nascidos no dia 30 de agosto de 2018, com 31 semanas de gestação. Ambos nasceram com problemas para respirar e precisaram usar tubos e aparelhos para o auxílio da entrada de ar.

Foram 11 dias intensos na UTI até eles apresentarem uma melhora substancial. Foi aí que a equipe de médicos do Hospital Dr. César Cals indicou uma terapia chamada Método Canguru, na qual, a partir de uma abordagem humanizada, é promovido o contato pele a pele (posição canguru) entre mãe/pai e os bebês. De acordo com o Ministério da Saúde, a ação promove estabilidade térmica, estimula a amamentação e o desenvolvimento. Foi o que aconteceu com Miriã e Miguel.

“O Miguel teve dificuldade de aprender a mamar e aí nós fomos para o canguru. Fiquei muito tempo com ele no canguru, ele precisou de mais tempo de desenvolvimento, e foi lá que eles aprenderam a mamar e conseguimos também tirá-los da sonda”, conta Ana Paula. Hoje, com 1 ano e 3 meses de idade, o casal está “muito bem”, na avaliação da mãe. Os pequenos não apresentaram mais problemas de saúde graves após o período inicial do pós-nascimento.

Ana Paula atribui muito dessa melhora ao Método Canguru. Segundo o Ministério da Saúde, entre os benefícios desta ação estão o menor tempo de internação do bebê e oxigenação adequada.

Via Diário do Nordeste

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Entretenimento5 horas atrás

Gérard Depardieu é condenado a prisão por agressões sexuais durante filmagens

Noticias5 horas atrás

PF realiza operação no Ceará contra suspeitos de fraudar contas digitais do Gov.br

Noticias24 horas atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias1 dia atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo1 dia atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo1 dia atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes1 dia atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu1 dia atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando1 dia atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias1 dia atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu3 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias5 dias atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias5 dias atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo5 dias atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo5 dias atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas5 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias5 dias atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo5 dias atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará5 dias atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

CeLelebridades1 semana atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 06/05/2025

Ceará1 semana atrás

Ceará pode se tornar o primeiro estado brasileiro a cultivar pistache

Noticias1 semana atrás

Adolescente de 13 anos está desaparecido há sete dias após se afogar na Barra do Ceará

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 05/05/2025 – Justiça anula contratos da saúde em Iguatu e obriga realização de concurso público

Ceará1 semana atrás

Empresa canadense adquire projetos para explorar metais preciosos no interior do Ceará

Entretenimento1 semana atrás

Depois de um show histórico que reuniu cerca de 2,1 milhões de pessoas, Lady Gaga agradece fãs brasileiros

Ceará1 semana atrás

Periquito cara-suja, espécie nativa do Ceará e ameaçada de extinção, voltou a se reproduzir após mais de um século

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 05/05/2025

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.