Iguatu

Projeto trabalha Educação Ambiental em escolas e comunidades próximas ao Rio Jaguaribe de Iguatu

Published

on

Com objetivo desenvolver ações integradas de extensão rural no município de Iguatu de modo a contribuir para a valorização e conservação do trecho urbano do Rio Jaguaribe além de promover o envolvimento comunitário e o desenvolvimento de atitudes conservacionistas. Alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE) percorrem na ultima quinta-feira, 29, todas as comunidades e escolas do entorno do rio a fim de contribuírem no ainda no incremento de uma educação ambiental.

O projeto de extensão da UECE\FECLI é denominado “Nas Trilhas Do Jaguaribe: Educação Ambiental e participação comunitária”. Em comunidades como Vila Neuma e Vila Moura os alunos juntamente com a Professora Mestra Liana Sena, percorreram as unidade de ensino que ficam próximas do Rio Jaguaribe para desenvolver atividades como educação ambiental, palestras, oficinas, concurso de desenhos, concurso de fotográfica e aplicação de questionários sobre a percepção dessas pessoas sobre leito.

A expectativa do projeto é criar formas de participação e envolvimento social dos participantes, com a oportunidade de uma aproximação maior com universidade. O público terá acesso às informações e atividades pensadas de forma contextualizada sobre a questão dos recursos hídricos no município, onde a comunidade escolar poderá vivenciar a elaboração de materiais didáticos alternativos e multidisciplinares. “O desenrolar de técnicas de pesquisa, ponderam principalmente o melhor conhecimento acerca da pauta ambiental, com a finalidade de despertar medidas e ações de conservação presentes e futuras carências externadas pela própria comunidade local” disse Juan Carlos aluno do sexto semestre do curso.

Georreferenciamento

Os alunos já realizaram dentro do projeto, em parceira com a ONG Faça Parte o trabalho de marcação de pontos de degradação através do Sistema de Posicionamento Global – GPS. Além da identificação dos pontos de degradação, quem participou do momento realizado no mês de junho pode apreender os mecanismos utilizados para realização do mapeamento. Cumprindo com o objetivo de trocar conhecimentos e reflexão sobre o cenário do rio.
No total, seis alunos participam do projeto iniciado no mês de março deste ano. O próximo passo da extensão será uma capacitação dos professores da rede publica e particular da cidade seja médio ou fundamental com objetivo de implantar na grade curriculares das unidades de ensino informações antes desconhecidas sobre o popularmente conhecido “Rio da Onça”.  SESC, CEJA, Escola Andrade Monteiro e Perpetuo Socorro são as instituições parceiras ao “Nas Trilhas Do Jaguaribe”.

 

EM ALTA

Sair da versão mobile