Educação
Projeto do “SUS da Educação” é aprovado na Câmara, unindo dados do aluno e ampliando parceria entre entre União, Estados e Municípios
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que cria o Sistema Nacional de Educação (SNE), também conhecido como “SUS da educação”. Já aprovado pelo Senado em 2022, o texto agora segue para sanção presidencial e é considerado um marco para o setor. Entre os avanços previstos está a criação de um Identificador Nacional Único do Estudante, um prontuário digital que reunirá todo o histórico escolar dos alunos desde a pré-escola. Esses dados serão organizados dentro da Infraestrutura Nacional de Dados da Educação (INDE), sob gestão do Ministério da Educação (MEC).
O projeto também estabelece a formação de comissões tripartites (União, estados e municípios) e bipartites (estados e municípios) para articulação, acompanhamento e fiscalização das metas educacionais. Embora o texto original concentrasse as decisões na comissão tripartite, a Câmara alterou o dispositivo para garantir maior autonomia a estados e municípios. Outro ponto importante é a regulamentação do Custo Aluno-Qualidade (CAQ), que define o investimento mínimo por estudante, considerando infraestrutura escolar, materiais e valorização dos profissionais da educação.
Além de estruturar um sistema mais integrado e menos burocrático, o SNE estabelece objetivos estratégicos como a erradicação do analfabetismo, melhoria das condições das escolas públicas e valorização dos profissionais da área. Para especialistas, a aprovação representa um avanço significativo, pois fortalece a cooperação entre os entes federativos e permite um planejamento educacional mais eficiente e coordenado em todo o país.
-
Iguatu2 semanas atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Noticias2 semanas atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Esportes2 semanas atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil2 semanas atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará2 semanas atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Economia2 semanas atrásLula sanciona lei final que regulamenta a reforma tributária no Brasil
-
Ceará2 semanas atrásSobrinho de deputada do Acre morre afogado no Ceará ao tentar salvar as filhas
-
Iguatu2 semanas atrásARTIGO – Enéas, Trump e o fim da paz armada

