Regional
Projeto Desenvolvimento de Práticas de Manejo Florestal Sustentável beneficia assentamentos no Baixo Jaguaribe
A Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), juntamente com o Fundo Socioambiental da Caixa, está promovendo o Projeto Desenvolvimento de Práticas de Manejo Florestal Sustentável na Região do Baixo Jaguaribe.
O secretário Artur Bruno esteve em Russas na manhã desta terça-feira (11), para a entrega das placas dos assentamentos rurais daquela região.
O Projeto tem como objetivo o manejo de no mínimo 5000ha da Caatinga por meio da implantação de 17 planos de manejo florestal de uso múltiplo, além do estabelecimento de mecanismos para promover o desenvolvimento econômico com sustentabilidade, por meio de 17 Planos de Negócios implantados com base nos Planos de Manejos.
Em 2017, foi contratada a empresa Verde Vida Engenharia Ambiental para a prestação de assistência técnica aos 17 assentamentos selecionados no Projeto nos seis municípios da área de abrangência: Russas, Morada Nova, Ibicuitinga, Ibaretama, Ocara e Beberibe.
Os trabalhos de assistência técnica iniciaram com reuniões de mobilização juntos aos assentados para inícios do Diagnósticos Rurais Participativos e, paralelamente, vem sendo desenvolvidas atividades de assistência técnica para exploração dos talhões aprovados pela Semace.
A implantação do Plano de Manejo nos assentamentos rurais vem beneficiando aproximadamente 461 famílias e apresenta vantagens para a região como suprimento de energéticos florestais, pois a vegetação da caatinga é tolerante as secas, assim como apresenta a capacidade de rebroto por tocos e raízes, desse modo, assegurando que não terá risco de perda do recurso florestal por motivo de seca.
Ressalta-se também que com a implantação do Manejo Florestal haverá melhoria ambiental com a retirada da madeira de forma adequada preservando os recursos hídricos e solos além de benefícios sociais, pois a dificuldade em obtenção de renda por parte dos agricultores torna o desenvolvimento de atividades sustentáveis uma ferramenta importante para favorecer a permanência do homem no campo principalmente em períodos de estiagem evitando a migração.
Esse projeto também poderá contribuir para a implementação de políticas públicas relacionadas ao meio ambiente e a floresta, promovendo ainda a formação de profissionais que atenderão à demanda de mercado por prestação de serviços vinculados às atividades florestais sustentáveis na Caatinga e gerando alternativas de renda às comunidades rurais assentadas.
Fonte: Diário Cento Sul
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

