Conecte-se conosco

Política

Programa Verde Amarelo é alvo de questionamentos do MPT

Publicado

on

Lançado na última semana pelo Governo Federal por meio da Medida Provisória nº 905/19, o Programa Verde Amarelo está sob o olhar apreensivo do Ministério Público do Trabalho (MPT). Além de avaliar que o texto traz pontos que esbarram na Constituição Federal e impactam a atuação do órgão, o procurador-geral do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro, acredita que a iniciativa de estímulo ao emprego pode não surtir o efeito esperado. “Não há como precisar se vai dar certo ou não, mas há experiências passadas nas quais não houve tanto acréscimo”.

Em visita ao Estado para participar de um evento sobre trabalho infantil na sede do Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE), ele avaliou o Programa Verde Amarelo destacando que as “medidas governamentais de estímulo à geração de emprego são válidas”. Entretanto, pontua que dentro da MP há 53 pontos, dos quais apenas 19 tratam, de fato, do incentivo ao crescimento do mercado de trabalho. “Criamos um grupo para uma análise completa sob o aspecto jurídico da MP. A queda dos registros profissionais, um dos pontos da MP, assim como a taxação de seguro-defeso e trabalho aos domingos não devem passar no Congresso”, explica.

A Medida Provisória 905/19 já está valendo – a contratação verde amarela vigora a partir de janeiro -, mas deve ser convertida ou não em lei pelo Congresso Nacional. Caso dentro de 120 dias não haja um veredicto, os pontos do programa deixam de valer. Esse período de 120 dias não considera o recesso de fim de ano do Poder Legislativo.

“Para efetuar uma modificação legislativa que envolva direito do trabalho é preciso ouvir as partes envolvidas: estado, empregadores e empregados. É princípio da própria Organização Internacional do Trabalho (OIT), então precisamos puxar o assunto para o debate”, detalhou o procurador-geral do Trabalho.

Validade

Também preocupa o Ministério Público do Trabalho o ponto da MP que trata da validade dos Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), ferramenta utilizada para que as empresas possam se ajustar à lei. “Vigência limitada dos TACs a dois anos, fiscalizar uma empresa a cada dois anos não interessa nem ao empregado, nem ao empregador. Limitação de TAC e do valor de multas ou multas em excessos geram judicialização”.

Outro aspecto apontado pelo procurador-geral do Trabalho é a destinação dos recursos resultantes justamente de multas e Termos de Ajustamento de Conduta. “Quando se tem um dano e se propõe um TAC, a gente quer reparar a comunidade lesada. Aqui em Fortaleza, temos destina-ções a hospitais e combate ao trabalho infantil, ou seja, tudo localmente”, detalha

“O programa cria um programa de reabilitação profissional que não contempla todas as matérias com as quais a gente trabalha e vai para o Tesouro Nacional, não é nem um fundo. Assim, não há a reversão direta”, diz. “Há uma limitação constitucional do que pode ser tratado em uma Medida Provisória”, conclui Alberto Bastos Balazeiro.

Taxação

O procurador do trabalho Antônio de Oliveira Lima considera interessante a desoneração da empresa em relação à contribuição patronal, mas também vê com receio a oneração do desempregado e teme que o programa de estímulo não gere o impacto esperado.

“A gente tem uma experiência de anos anteriores com programas para incentivar a geração de empregos que não deu resultado. Medidas mágicas de redução de direitos são ruins e desonerar empresas para onerar o trabalhador também é ruim”, reforça Antônio de Oliveira Lima.

O impacto da medida em outras faixas etárias pode ser mais intenso no Ceará. A procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no Ceará, Mariana Ferrer, vê que o Governo pretende alavancar a geração de emprego para os jovens, mas teme que haja um impacto negativo na contratação de trabalhadores de outras faixas etárias. “É um grande problema aqui a inserção dos idosos no mercado de trabalho”, frisa.

Fonte: Diário do Nordeste

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias12 horas atrás

Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça

Iguatu12 horas atrás

AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares

Iguatu12 horas atrás

Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu

Noticias13 horas atrás

Produção brasileira de grãos na safra 2024/25 deve atingir um recorde de 330,3 milhões de toneladas

Noticias13 horas atrás

Prazo de inscrição para concurso de delegado da Polícia Civil se encerra nesta sexta-feira (11)

Ceará2 dias atrás

Ceará tem a 2º maior proporção de alunos do ensino médio em tempo integral no Brasil

Mundo2 dias atrás

Nasce primeiro bebê de britânica após um transplante de útero recebido da própria irmã

Economia2 dias atrás

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe

Iguatu3 dias atrás

TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027

Noticias4 dias atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

Noticias4 dias atrás

Homem morre atropelado por carreta em Iguatu

Noticias4 dias atrás

Homem morre vítima de choque elétrico em Jucás

Noticias4 dias atrás

Idosa de 86 anos foi resgatada em área isolada de Acopiara/CE

Noticias4 dias atrás

Mais de 136 mil eleitores no Ceará correm o risco de ter o título de eleitor cancelado

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/04/2025 – Compra de votos torna inelegíveis Ednaldo Lavor, Bandeira Jr e Rafael Gadelha

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/04/2025

Iguatu6 dias atrás

Justiça Eleitoral de Iguatu declara inelegíveis Rafael Francelino, Antônio Bandeira Junior e Ednaldo de Lavor por abuso de poder em 2024

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 04/04/2025

Noticias7 dias atrás

Governo antecipa o pagamento do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS

Mundo7 dias atrás

Donald Trump, apresentou o ‘gold card’, que oferece cidadania americana pelo valor de US$ 5 milhões

Videos7 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 04/04/2025 – Debate entre Agenor Neto e Marcos Sobreira movimenta a ALECE

Noticias7 dias atrás

Governo amplia faixa de renda para o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 04/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 03/04/2025 – Folha de Pagamento de Iguatu Cresce 34,3% de Janeiro a Março

Noticias1 semana atrás

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera em todos os cenários testados para as eleições presidenciais de 2026

Noticias1 semana atrás

Programa “Sua Nota Tem Valor” trará novas premiações a partir de abril

Ceará1 semana atrás

Crédito consignado CLT já atingiu 18.734 contratos no Ceará

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.