Ceará

Professora denuncia ter sofrido racismo em supermercado após ser acusada de roubar escova de dente, em Fortaleza

Published

on

Liana Matias, atriz e professora negra de 37 anos, compartilha sua experiência de discriminação racial enquanto fazia compras em um supermercado no bairro de Messejana, em Fortaleza. Em um relato ao G1, ela detalha um incidente no qual foi injustamente acusada de roubar uma escova de dentes e submetida a tratamento hostil por parte dos funcionários do estabelecimento. Um vídeo gravado por Liana no momento do incidente registra a tentativa dos funcionários de impedi-la de sair do supermercado.

Liana, que é uma moradora do bairro há sete anos, decidiu fazer compras de rotina e almoçar no supermercado após sair do trabalho, algo que era parte de sua rotina diária. Após almoçar e adquirir os produtos que necessitava, ela se dirigiu ao caixa e efetuou o pagamento. Liana fez questão de colocar a nota fiscal junto com suas sacolas. No entanto, ao sair do estabelecimento, ela se viu confrontada por funcionários que a acusaram de roubo e exigiram verificar sua bolsa. É importante ressaltar que Liana era a única pessoa negra saindo do supermercado naquele momento, enquanto todos os outros clientes eram brancos.

Liana descreveu a abordagem traumática que sofreu da seguinte maneira: “Fui abordada assim: ‘vi na câmera você roubando, por favor quero ver sua bolsa. Vi que você estava roubando uma escova de dente'”.

Os vídeos gravados pela vítima documentam o momento em que diversos funcionários se aproximaram de Liana, exigindo que ela mostrasse sua bolsa e nota fiscal. Felizmente, a nota fiscal comprovou o pagamento da escova de dentes, assim como outros produtos, como biscoitos, refrigerantes e margarina. Este incidente ressalta a importância de combater o racismo sistêmico e promover a igualdade de tratamento para todas as pessoas, independentemente de sua cor de pele.

EM ALTA

Sair da versão mobile