Mundo
Primeiro mês de violência em Mianmar deixou 6,7 mil rohingyas mortos, diz ONG
Ao menos 6,7 mil muçulmanos rohingyas morreram no primeiro mês – iniciado em agosto – de repressão do exército de Mianmar contra os rebeldes no estado de Rakhine, oeste do país, anunciou a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF).
“Pelo menos 6,7 mil rohingyas, segundo as estimativas mais conservadoras, morreram, incluindo 730 crianças de menos de cinco anos”, afirmou a ONG, que obteve os dados com os refugiados em Bangladesh.
“O número de mortes está subestimado”, declarou o médico Sidney Wong, diretor da MSF, que entrevistou mais de 11.000 refugiados em Bangladesh.
A campanha de repressão do exército birmanês começou em 25 de agosto, após o ataque a vários postos na fronteira por parte do grupo rebelde Exército de Salvação dos Rohingyas de Arakan (ARSA).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/R/J/fKrctzTCS7ddSlfzGQoQ/child1.jpg)
Mulher acalma bebê na fila em que rohingyas aguardam para receber comida em campo de refugiados de Kutupalong, em Bangladesh (Foto: Alkis Konstantinidis/ Reuters)
Desde então, mais de 640 mil rohingyas se refugiaram em Bangladesh para fugir da repressão, classificada como “limpeza étnica” pela ONU.
Até o momento, as Forças Armadas birmanesas registravam a morte de 400 “terroristas”, que segundo o governo de Mianmar foram responsáveis por desencadear a violência no fim agosto.
A investigação da MSF envolve apenas o primeiro mês de violência, mas o êxodo rohingya continua e as pessoas em fuga afirmam que sofreram violências nas últimas semanas, indicou a organização humanitária.
“Nós ouvimos as pessoas que contaram que famílias inteiras morreram presas em suas casas incendiadas pelos militares”, afirmou Wong.
A investigação da MSF estabeleceu que 69% das vítimas foram assassinadas a tiros, 9% queimadas vivas e 5% com agressões.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

