Regional
Primeira-dama reúne prefeitos para firmar parcerias do programa Mais Infância Ceará
A primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana, reúne na próxima quinta-feira e na sexta-feira, 10 e 11, gestores de 62 municípios do interior cearense para apresentação dos critérios de seleção das cidades que desejam concorrer à instalação de Brinquedopraças e Praças Mais Infância. Parte do programa Mais Infância Ceará, idealizado por Onélia Leite, os projetos e as maquetes serão expostos às 14 horas, no auditório da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), pelo titular da Pasta, Josbertini Clementino.
Inicialmente, já no primeiro semestre de 2016, serão contemplados 35 dos 47 municípios que se habilitarem para a instalação das Brinquedopraças e cinco das 15 cidades que se dispuserem a implantar, em parceria com o Governo do Estado, as Praças Mais infância. O objetivo é proporcionar às crianças espaços lúdicos que as permitam desenvolver capacidades físicas, psicológicas e cognitivas, por meio do ato de brincar, além de promover maior convívio familiar e social.
Lazer que educa
As Brinquedopraças dispõem de um playground com área de 200 m², urbanizadas e com acessibilidade e paisagismo, enquanto as Praças Mais Infância dispõem de área de 2.500 m², com espaços interativos compostos por praça de acolhida, playground, academia da terceira idade, pergolado, bloco de apoio (administração, almoxarifado, fraldário, banheiro masculino e feminino) e quadra poliesportiva. Contam ainda, com mobiliário urbano, iluminação, piso tátil e paisagismo.
Além da implantação das Praças Mais infância e Brinquedopraças, o Governo do Estado irá instalar 50 Brinquedocreches, totalizando 91 cidades beneficiadas com ações do Programa Mais Infância em 2016. Na instalação dos novos equipamentos sociais de lazer serão investidos R$ 15 milhões pelo Governo do Estado em 2016.
Os prefeitos têm até o dia 28 próximo para manifestarem interesse na instalação dos novos espaços de lazer infantil e convivência social. Para instalação dos novos equipamentos, as prefeituras devem apresentar três opções de praças públicas em boas condições, para avaliação de técnicos da STDS e do Departamento Estadual de Arquitetura e Engenharia (DAE).
Municípios
Selecionados com base na avaliação do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), comparecerão à reunião desta quinta-feira, 10, para apresentação das Brinquedopraças, os municípios de Morrinhos, Irauçuba, Coreaú, Araripe, Assaré, Santana do Acaraú, Mombaça, Ipu, Ocara, Ibiapina, Ipueiras, Jucás, Itatira, Guaraciaba do Norte, Lavras da Mangabeira, Brejo Santo, Independência, Missão Velha, Caririaçu, Cruz, Milagres, Tamboril, Redenção, Ubajara, Jaguaribe, Campos Sales, Marco, Jaguaruana, Massapê, Guaiuba, Paraipaba, Baturité, Bela Cruz, Várzea Alegre, Pentecoste, Nova Russas, Cedro, Jardim, Aurora, Novo Oriente, Aracoiaba, Itaitinga, Paracuru, Pedra Branca, Senador Pompeu, Tabuleiro do Norte e Parambu.
Já na sexta-feira, 11 de dezembro, participam da reunião sobre as Praças Mais Infância gestores dos municípios de Viçosa do Ceará, Granja, Amontada, Acaraú, Itarema, Trairi, Icó, Acopiara, Boa Viagem, São Benedito, Crateús, Tianguá, Santa Quitéria, Canindé e Itapajé.
*Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu5 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

