Conecte-se conosco

Iguatu

População de Iguatu recebe nova sede da Escola de Ensino Médio Maria Dauréa Lopes

Publicado

on

Foi com uma grande alegria que estudantes e professores receberam, na manhã desta quinta-feira (10), a nova sede da Escola de Ensino Médio Maria Dauréa Lopes, da rede pública do Governo do Ceará. Localizada no distrito José de Alencar, em Iguatu, o espaço recebeu investimento de R$ 4,6 milhões para construir, equipar e mobiliar, provenientes dos governos Federal e Estadual. O governador Camilo Santana participou da solenidade ao lado do secretário da Educação, Rogers Mendes.

“A gente compreende que para melhorar a vida das pessoas o caminho é a educação. Toda quinta-feira tenho inaugurado um equipamento na área. Hoje nós estamos aqui em Iguatu entregando uma bela escola que não deixa a desejar a nenhuma particular. É uma escola moderna, com laboratórios, toda equipada, com ginásio, biblioteca, computador. Isso é que vai fazer a diferença para essa geração que quer um futuro melhor. Não tem nenhuma inauguração que me dê mais satisfação e estímulo”, destacou o chefe do Executivo estadual.

A nova unidade oferece uma estrutura adequada para o ensino e a aprendizagem, com seis salas de aula, que têm capacidade de atender até 270 alunos em cada um dos três turnos. A escola dispõe ainda de biblioteca, laboratórios de Informática e de Ciências (Química, Biologia, Física e Matemática), sala para o grêmio estudantil e quadra poliesportiva. A obra foi acompanhada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), por intermédio do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE).

O Ceará vem se destacando nacionalmente pelos bons resultados que vem obtendo nos últimos anos na educação. Rogers Mendes enfatiza que, além da infraestrutura que está sendo oferecida aos alunos, o modelo educacional também tem feito a diferença. “O Ceará tem uma marca importante a manter, que é referência no Brasil, justamente por ter foco na educação. Na estrutura física a gente vem mantendo o ritmo de autorização de novas construções e entregando à população novos equipamentos. Na outra frente, a gente tem o investimento pedagógico com um forte projeto de desenvolvimento e competência socioemocionais. Uma estrutura como essa só amplia as oportunidades dos estudantes”, concluiu o secretário.

Mais oportunidades

A escola atende em sua maioria alunos provenientes da zona rural. Segundo a diretora da escola, Geneglaudia Holanda, a estrutura antiga funcionava desde 2009 em outro local na sede do distrito de José de Alencar, porém, com poucas condições. Agora, ela acredita que a nova sede permitirá que todos desempenhem de maneira satisfatória suas funções. “Pra gente é a realização de um grande sonho. Aqui a gente tem espaço para desenvolver com êxito todas as atividades laboratoriais, esportivas. É um sonho para os professores, alunos e comunidade”, disse a diretora.

Com 15 anos, Iemanjá Nobre cursa o primeiro ano do Ensino Médio na escola. A aluna acredita que as novas instalações farão diferença no aprendizado dos alunos. “Vai melhorar muita coisa. Temos mais espaço, uma estrutura melhor com os laboratórios e dá para estudar mais. Com certeza vai contribuir bastante para que eu consiga realizar o meu sonho de cursar uma faculdade de Medicina”, pontuou a estudante.

Projetos

A escola desenvolve projetos como o Professor Diretor de Turma, que busca evitar a evasão escolar; o Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS), que visa ao desenvolvimento pessoal dos estudantes; a célula de aprendizagem cooperativa; o círculo de leitura, além de atividades relacionadas ao projeto Enem Chego Junto, Chego Bem.

A EEM faz parte da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 16, sediada em Iguatu. A rede estadual na região conta com 18 escolas, sendo 10 de Ensino Médio Regular; quatro de Educação Profissional; três de Ensino Médio em Tempo Integral; um Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja).

Mais investimentos

Camilo Santana informou que, em breve, vai retornar a Iguatu para inaugurar o Centro Cearense de Idiomas (CCI), uma areninha e outra escola. O governador também disse que o Estado assumiu a construção do Centro de Eventos do município e as obras devem ser reiniciadas.

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias23 horas atrás

Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça

Iguatu23 horas atrás

AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares

Iguatu23 horas atrás

Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu

Noticias24 horas atrás

Produção brasileira de grãos na safra 2024/25 deve atingir um recorde de 330,3 milhões de toneladas

Noticias24 horas atrás

Prazo de inscrição para concurso de delegado da Polícia Civil se encerra nesta sexta-feira (11)

Ceará2 dias atrás

Ceará tem a 2º maior proporção de alunos do ensino médio em tempo integral no Brasil

Mundo2 dias atrás

Nasce primeiro bebê de britânica após um transplante de útero recebido da própria irmã

Economia2 dias atrás

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe

Iguatu3 dias atrás

TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027

Noticias4 dias atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

Noticias4 dias atrás

Homem morre atropelado por carreta em Iguatu

Noticias4 dias atrás

Homem morre vítima de choque elétrico em Jucás

Noticias4 dias atrás

Idosa de 86 anos foi resgatada em área isolada de Acopiara/CE

Noticias4 dias atrás

Mais de 136 mil eleitores no Ceará correm o risco de ter o título de eleitor cancelado

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/04/2025 – Compra de votos torna inelegíveis Ednaldo Lavor, Bandeira Jr e Rafael Gadelha

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/04/2025

Iguatu6 dias atrás

Justiça Eleitoral de Iguatu declara inelegíveis Rafael Francelino, Antônio Bandeira Junior e Ednaldo de Lavor por abuso de poder em 2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 04/04/2025

Noticias1 semana atrás

Governo antecipa o pagamento do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS

Mundo1 semana atrás

Donald Trump, apresentou o ‘gold card’, que oferece cidadania americana pelo valor de US$ 5 milhões

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 04/04/2025 – Debate entre Agenor Neto e Marcos Sobreira movimenta a ALECE

Noticias1 semana atrás

Governo amplia faixa de renda para o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 04/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 03/04/2025 – Folha de Pagamento de Iguatu Cresce 34,3% de Janeiro a Março

Noticias1 semana atrás

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera em todos os cenários testados para as eleições presidenciais de 2026

Noticias1 semana atrás

Programa “Sua Nota Tem Valor” trará novas premiações a partir de abril

Ceará1 semana atrás

Crédito consignado CLT já atingiu 18.734 contratos no Ceará

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.