Iguatu
Polêmicas ainda rondam o funcionamento do Abatedouro de Iguatu
[caption id="attachment_300" align="alignleft" width="500"]A equipe de reportagem da Rádio Mais FM foi procurada por populares para investigar as causas que levariam o Novo Abatedouro Público Municipal de Iguatu não funcionar no próximo feriado dia 25 do mês corrente.
(Foto:Divulgação)
A equipe de reportagem da Rádio Mais FM foi procurada por populares para investigar as causas que levariam o Novo Abatedouro Público Municipal de Iguatu não funcionar no próximo feriado dia 25 do mês corrente.
Em conversa por telefone com o Sr. Paulo Regis, proprietário da empresa AgroLavor que administra o empreendimento, nos informou que no abatedouro está instalado SIE (Serviço de Inspeção do Estado) que somente funciona em dias úteis de 7 às 17h :00min de segunda a sexta. A inspetora que atua no local é paga pelo estado e só pode haver abate com a presença da mesma.
Quanto ao comparativo do número de abates em relação aos que eram realizados anteriormente a inauguração no Novo Abatedouro o Sr. Paulo Regis não tem conhecimento específico de dados relativos, pois a matança era feita sobre responsabilidade da prefeitura em estrutura anterior.
Como o abatedouro começou a funcionar há poucos dias a demanda de gado, produto de maior procura na região, ainda é relativamente baixa. No entanto, para o marchante que queira abater naquele local basta efetuar o pagamento da taxa e fazer o cadastro. O animal fica sob inspeção e sendo liberado não há restrição.
Neste feriado e fim de semana que segue, não haverá abate, pois o serviço de inspeção do estado não funcionará e toda atividade tem por obrigação ser vistoriada pela equipe competente. Quanto aos próximos feriados decorrentes, o Sr. Paulo Regis nos afirmou que existe a possibilidade de negociações com o estado se a quantidade de gado for suficiente.