Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Futebol

Planejamento e organização: Ferrão e Guaraju sonham alto para 2018

Publicado

on

Equipes vão longe no Cearense e conseguem calendário maior para a próxima temporada. Dirigentes falam sobre planejamento e frutos a serem colhidos no futebol.

O Campeonato Cearense está chegando na reta final. Ceará e Ferroviário fazem a grande final da competição. Com isso, o Ferrão já tem garantido Copa do Nordeste e Copa do Brasil para 2018. O Guarani de Juazeiro, semifinalista do estadual, garantiu a Série D para a próxima temporada. Com mais competições além do Cearense e da Fares Lopes para 2018, Tubarão da Barra e Leão do Mercado começam a se planejar. E planejamento dá resultado. O dos dois times, por sinal, não vem de hoje.

Ter um calendário mais recheado ajuda o clube em diversas maneiras. Estar em atividade constante dá rotina, ajuda a construir elenco, prorrogar contratos, conseguir patrocínios. O GloboEsporte.com conversou com dirigentes de Tubarão e Leão do Mercado sobre o planejamento para 2018. A expectativa nos dois clubes é alta.

– Muda tudo em relação a planejamento. Questão de patrocínios, por exemplo, começa a haver até uma demanda espontânea, o que era difícil. Tanto é que nós fechamos um patrocínio agora para os três jogos da final. Expectativa é que esse patrocínio seja renovado para o ano que vem. Estamos analisando ainda em relação ao segundo semestre. Se iremos participar, ou não, da Fares Lopes. É uma decisão que ainda não foi tomada. Para o ano que vem muda todo o planejamento. Podemos fazer contratos mais longos, fazer um time forte, com intenção realmente de ascender à Série C – explica o vice-presidente do Ferroviário, Newton Filho.

– Nosso projeto para 2017 começou em julho do ano passado. Fizemos planejamento para o Cearense e para a Fares Lopes. A ideia era que chegássemos até a uma Copa do Nordeste. E batemos na trave. Mudamos o elenco, a forma de trabalhar. Mudou toda a cultura. Valorizamos mais jogadores da região para não buscar fora, como o Guarani sempre fazia. Pagamos em dia, estruturamos o CT, temos ônibus, pousada. A gente se preocupa com o futuro do clube – explica Neto Santana, diretor de futebol do Guaraju.

As mudanças são grandes para os dois clubes. No caso do Guarani, poupar dinheiro era necessário para montar um time competitivo para 2017. E assim foi feito.

– Um exemplo. Antes a gente tinha uma pousada que hospedava 50 jogadores. Acho que apenas 30% atuavam no time principal. Hoje enxugamos. A pousada hospeda 14 jogadores, todos que compõem o elenco principal. Isso já nos dá uma economia muito boa. O Guarani assina carteira. Está bem mais profissional – relata Neto.

Ter mais calendário atrai jogadores. Torna o clube uma vitrine, já que todo atleta quer jogar, estar em campo, receber o salário durante o ano todo. Com várias competições pela frente em 2018, o Ferroviário já pode sonhar mais alto.

– Todo jogador quer ter aquela segurança de ter contrato anual. Se o clube tem calendário anual, você começa a fechar com jogadores os contratos anuais. Os atletas querem isso. Em alguns clubes do campeonato cearense, por exemplo, muitos jogadores ficam desempregados no segundo semestre – explica Newton.

A atual temporada das duas equipes foi boa. A Série D era objetivo mútuo. E os dois conseguiram ao chegar às semifinais. Se o Guarani ficou pelo caminho, o Ferrão avançou ante o Fortaleza e conquistou uma competição nacional e outra regional pela frente.

– Não é que o que alcançamos não estivesse dentro do planejamento. Nós fomos além do que nós tínhamos planejado para esse ano. Lógico que a gente buscava uma Série D. Esse objetivo era latente, era o objetivo maior. No decorrer do campeonato foram chegando jogadores que a gente planejava para dar qualidade ao elenco, como o Mota, o Assisinho. Essa mescla de juventude com experiência acabou dando certo – avaliou Newton.

O ano do Guarani de Juazeiro também foi bom, mesmo sem avançar à final do Cearense. Bater na trave por uma vaga na Copa do Nordeste, um dos objetivos do time para esse ano, mostra que o clube está no caminho certo.

– Pela primeira vez, passamos de fase na Copa do Brasil. Estamos quebrando nossos recordes de público. Trabalhamos com resgate, credibilidade. Em 2018, já planejamos estar na Série C, já que disputamos a Série D este ano. Estamos vendo que o caminho que está sendo traçado é o correto. Por isso vamos manter a linha de raciocínio – afirma Neto.

O Guarani, no entanto, ainda esbarra na questão de patrocínios. Neto explica que a maioria dos nomes que estampam a camisa rubro-negra são de permutas, não de patrocinadores que investem dinheiro no clube.

– A gente ainda vem sofrendo com a questão do apoio do setor privado. Porque os patrocínios da camisa do Guarani são permutas. Clínicas, alimentos. A gente ainda procura despertar isso aí nos empresários. Mostrar que o Guarani tem planejamento. Colocam sempre a culpa na crise, mas eu não acredito nisso. A gente já fez artilheiro, jogador destaque, defesa pouco vazada, revelamos talentos. Acho que se a gente tem credibilidade com um projeto fica mais fácil investir – revela Neto.

Certo é que tanto Guarani de Juazeiro quanto Ferroviário sabem que estão no caminho certo rumo à profissionalização dos times. Cada vez com mais destaque e calendário, Tubarão da Barra e Leão do Mercado sabem que podem ir cada vez mais longe.

– A nossa campanha na Série B já nos fazia perceber que voltávamos aos trilhos. Sabemos que o acesso veio por conta da desistência do Alto Santo, mas a campanha do Ferroviário na Série B do Cearense foi de acesso. Em pontos jogados em campo, o Ferroviário foi o único que jogou 23 partidas. Estamos no caminho certo. Estamos voltando aos trilhos – diz Newton.

Fonte: Globo Esporte

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu2 horas atrás

Investigados pedem fim da fase de provas em ação eleitoral de Iguatu e acusam adversários de manipulação processual

Noticias12 horas atrás

Fim do universo ocorrerá muito antes do que imaginávamos

Noticias12 horas atrás

Fortaleza tem um dos maiores PIBs de tecnologia do Brasil

Noticias12 horas atrás

Homem leva choque elétrico e cai na rua após encostar em placa de sinalização em Fortaleza

Iguatu1 dia atrás

Coligação acusa defesa de Roberto Filho de mentir à Justiça e apresenta provas de fraude eleitoral nas eleições de 2024 em Iguatu

Noticias1 dia atrás

Ex-secretária de Saúde de Acopiara e ex-candidata a prefeita é indiciada por fraude, peculato e lavagem de dinheiro

Noticias2 dias atrás

Ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu aos 89 anos, nessa terça-feira, 13

Noticias2 dias atrás

Cearenses conquistam sete das oito medalhas do Brasil na Olimpíada Internacional de Química

Noticias2 dias atrás

Elmano propõe recriação do Hospital da Polícia Militar do Ceará

Entretenimento2 dias atrás

Gérard Depardieu é condenado a prisão por agressões sexuais durante filmagens

Noticias3 dias atrás

PF realiza operação no Ceará contra suspeitos de fraudar contas digitais do Gov.br

Noticias3 dias atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias3 dias atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo3 dias atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo3 dias atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes3 dias atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu3 dias atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando3 dias atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias4 dias atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu5 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias1 semana atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias1 semana atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo1 semana atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo1 semana atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas1 semana atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias1 semana atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo1 semana atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará1 semana atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.