Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Brasil

PIX parcelado: Banco Central anuncia regras para setembro com mais transparência na contratação

Publicado

on

O Banco Central confirmou que, ainda em setembro, vai divulgar as regras para a padronização do PIX parcelado — uma nova alternativa de empréstimo destinada a cerca de 60 milhões de pessoas que atualmente não têm acesso ao cartão de crédito. O objetivo da regulação é garantir uma experiência mínima padronizada, incorporando princípios de educação financeira e maior transparência na contratação. Embora o parcelamento via PIX já seja oferecido por diversas instituições financeiras, o BC pretende uniformizar as regras para estimular a competição entre os bancos.

O funcionamento do PIX parcelado permitirá que o comprador tome crédito junto a uma instituição financeira, preferencialmente aquela com a qual já tem relacionamento, para parcelar uma transação realizada pelo PIX. O lojista ou recebedor terá acesso imediato ao valor total da venda, enquanto o comprador poderá dividir o pagamento em parcelas. O PIX parcelado poderá ser utilizado para qualquer tipo de transação, inclusive transferências. A instituição financeira responsável pela conta do comprador será quem concederá o crédito e definirá as condições em caso de atraso ou inadimplência, como juros e gestão de riscos, conforme o perfil do cliente.

O Banco Central espera que essa modalidade seja competitiva, oferecendo taxas vantajosas para os consumidores. Para os lojistas, a novidade é atrativa, pois eles receberão o pagamento à vista, sem a necessidade de pagar juros para antecipar o recebimento das parcelas. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) vê o PIX parcelado como uma evolução natural e uma opção complementar no sistema de pagamentos, destacando que a oferta de crédito e a precificação das taxas serão responsabilidade exclusiva de cada instituição financeira.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA