Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Economia

Pix ganha botão de contestação a partir desta quarta-feira; veja como funciona

Publicado

on

A partir desta quarta-feira (01), o Pix contará com um novo recurso: o botão de contestação. A funcionalidade permitirá que usuários argumentem casos de fraude, golpe ou coerção diretamente pela plataforma. A medida integra as ações de aprimoramento do Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Pix, criado pelo Banco Central para facilitar a devolução de recursos a vítimas de fraudes em transações via o sistema de pagamentos instantâneos.

Com o novo botão, o processo de contestação será totalmente digital e automatizado, dispensando a necessidade de contato direto com atendentes. Segundo o Banco Central, isso aumentará a rapidez no bloqueio dos valores suspeitos na conta do golpista, elevando as chances de recuperação do dinheiro. De acordo com Breno Lobo, chefe-adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC, assim que o usuário registra a contestação, a informação é imediatamente enviada ao banco do recebedor, que deverá bloquear os recursos disponíveis.

Após o bloqueio, as instituições financeiras envolvidas terão até sete dias para analisar o caso. Se confirmarem que se trata realmente de um golpe, a devolução do valor será feita diretamente para a conta da vítima, em até onze dias após a contestação. O botão, no entanto, não cobre situações como desacordos comerciais, arrependimentos ou erros de digitação ao enviar o Pix — sendo válido exclusivamente para casos comprovados de fraude, golpe ou coerção.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA