Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Política

Pimentel quer modificar MP para manter reajustes e previdência do servidor

Publicado

on

Para o senador, MP 805 é um verdadeiro confisco salarial e tributário.

O senador José Pimentel (PT-CE) apresentou, na quarta-feira (1/11), emendas à medida provisória que adia o reajuste salarial do funcionalismo público para 2019. A MP 805/2017 também aumenta de 11% para 14% a contribuição previdenciária sobre a parcela salarial que exceder o teto do INSS (R$ 5.531,31). O senador quer suprimir os artigos relacionados que, em sua avaliação, significam um “verdadeiro confisco salarial e tributário” que o governo Temer quer impor aos servidores para reduzir o déficit das contas públicas.

A medida provisória “revela uma das mais perversas facetas do ajuste fiscal que vem sendo promovido pelo governo Temer e desnuda seu descompromisso com um serviço público profissional, valorizado e reconhecidamente necessário para o atendimento das necessidades da sociedade”, afirma.

Na justificativa das emendas, Pimentel destaca que a crise fiscal do Estado não pode ser usada como pretexto para o adiamento do reajuste salarial já negociado e para uma elevação da contribuição previdenciária. “Essa crise é conjuntural e produzida pela recessão econômica, pela má gestão do gasto público, pelo excesso de renúncias fiscais e pela ausência de políticas de gestão fiscal e financeira consistentes. Portanto, os servidores não podem ser apenados”, pondera.

O senador também ressalta que a medida provisória é inconstitucional. No caso do adiamento do reajuste, a MP retira dos servidores o direito ao aumento, cujos efeitos financeiros já se incorporaram ao patrimônio jurídico das diversas categorias. “A mera postergação da vigência já configura, por si, a supressão do direito, não podendo servir de argumento o fato de que o reajuste estaria mantido, apesar de adiado. O pagamento incompleto é igualmente ofensivo ao direito adquirido”, destaca na justificativa da emenda.

Pimentel destaca ainda a importância do Congresso Nacional se manifestar contra a medida, que na avaliação do parlamentar, certamente será alvo de diversas ações judiciais. “Trata-se de inconstitucionalidade que não pode ser ignorada pelo Congresso Nacional e que irá certamente levar à anulação da medida pelas diversas instâncias do poder judiciário, tamanha é a afronta ao Estado de Direito e a penalização do servidor público”, afirma o senador na justificativa de sua emenda.

Impacto nos estados e municípios – Pimentel aponta outro prejuízo do aumento da contribuição previdenciária dos servidores. Por força do artigo 149 (inciso 1º) da Constituição Federal, a elevação da contribuição previdenciária obrigará estados e municípios a elevarem a contribuição de seus servidores, “sem que haja qualquer comprovação de sua necessidade”, considera o senador.

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu2 dias atrás

Investigados pedem fim da fase de provas em ação eleitoral de Iguatu e acusam adversários de manipulação processual

Noticias2 dias atrás

Fim do universo ocorrerá muito antes do que imaginávamos

Noticias2 dias atrás

Fortaleza tem um dos maiores PIBs de tecnologia do Brasil

Noticias2 dias atrás

Homem leva choque elétrico e cai na rua após encostar em placa de sinalização em Fortaleza

Iguatu3 dias atrás

Coligação acusa defesa de Roberto Filho de mentir à Justiça e apresenta provas de fraude eleitoral nas eleições de 2024 em Iguatu

Noticias3 dias atrás

Ex-secretária de Saúde de Acopiara e ex-candidata a prefeita é indiciada por fraude, peculato e lavagem de dinheiro

Noticias4 dias atrás

Ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu aos 89 anos, nessa terça-feira, 13

Noticias4 dias atrás

Cearenses conquistam sete das oito medalhas do Brasil na Olimpíada Internacional de Química

Noticias4 dias atrás

Elmano propõe recriação do Hospital da Polícia Militar do Ceará

Entretenimento4 dias atrás

Gérard Depardieu é condenado a prisão por agressões sexuais durante filmagens

Noticias4 dias atrás

PF realiza operação no Ceará contra suspeitos de fraudar contas digitais do Gov.br

Noticias5 dias atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias5 dias atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo5 dias atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo5 dias atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes5 dias atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu5 dias atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando5 dias atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias5 dias atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu1 semana atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias1 semana atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias1 semana atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo1 semana atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo1 semana atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas1 semana atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias1 semana atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo1 semana atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará1 semana atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.