Política

Pimentel propõe reunião com Dilma para definir medidas de combate à seca

O senador quer mudanças no sistema de transporte de milho para consumo animal

Published

on

O senador quer mudanças no sistema de transporte de milho para consumo animal

O Nordeste passa pela maior seca dos últimos 50 anos. Preocupado com a situação, o senador cearense José Pimentel (PT) sugeriu nesta terça-feira (26/3), em Plenário, que os senadores nordestinos reúnam-se com a presidenta Dilma Rousseff para definir medidas de combate à seca. Pimentel pediu que o presidente do Senado, Renan Calheiros, marque o encontro na próxima segunda-feira (1/4). E acrescentou que, como líder do governo no Congresso, vai somar-se a esse esforço.

“Precisamos ter uma reunião formal do Congresso com a nossa presidenta da República, antes de sua ida ao Nordeste para a reunião da Sudene, no dia 2 de abril. Vamos discutir a gravidade da seca e sugerir um conjunto de ações a serem efetivadas”, propôs Pimentel. Renan prometeu entrar em contato com Dilma para marcar a conversa na data sugerida.

José Pimentel também propôs que o governo amplie os meios de transporte do milho para o interior do Nordeste. Ele elogiou a Medida Provisória 587, que autoriza a Conab a comprar 550 toneladas do cereal para os produtores nordestinos, mas disse que o transporte apenas por via terrestre é insuficiente.

“Chegam ali alguns caminhões de milho e o estoque está desaparecendo. Nós teríamos de utilizar o transporte aéreo e o marítimo para que pudéssemos ter o milho em quantidade suficiente. Vários criadores de aves estão tendo de abater suas matrizes, porque não têm mais ração para alimentá-las”, disse o senador. Ele também lamentou o fato de que grande parte do rebanho tenha morrido e que milhões de pessoas já não tenham água para beber.

Vários outros senadores debateram a questão na Sessão Plenária do Senado. Todos esperam que Dilma Rousseff lance medidas concretas contra os efeitos da seca no Nordeste na reunião da Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste. O encontro será no Centro de Eventos de Fortaleza, na próxima terça-feira (2/4), às 10h da manhã.

EM ALTA

Sair da versão mobile