Noticias

PF conseguiu identificar o responsável pelo vazamento do tema da redação do Enem 2023

Published

on

Depois de uma extensa investigação, a Polícia Federal (PF) conseguiu identificar o responsável pelo vazamento do tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, ocorrido em novembro. O acusado, se condenado, pode enfrentar até quatro anos de prisão.

A PF iniciou um inquérito policial na cidade de Caruaru, em Pernambuco, um dia após o exame, quando foram encontradas publicações nas redes sociais que revelavam o tema da redação antes do anúncio oficial pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Foi descoberto que a publicação partiu de um aplicador do exame em Belém, no Pará. A PF divulgou que essa pessoa fotografou o teste de redação às 13h50, durante a realização do exame, e compartilhou com uma amiga professora.

A PF comunicou que o uso ou a divulgação indevida de informações confidenciais de processos seletivos para o ensino superior, visando beneficiar-se ou prejudicar a integridade do exame, pode acarretar multa e reclusão de um a quatro anos.

No dia do exame, o Inep acionou a Polícia Federal, que mais tarde confirmou o vazamento.

As imagens divulgadas online mostravam o tema da redação, as instruções para a dissertação e quatro textos de apoio.

Ouça nosso Podcast!

PODCAST MAIS JUSTIÇA – DIREITO DE FAMÍLIA: REGULAMENTAÇÃO DE VISITAS

EM ALTA

Sair da versão mobile