(Foto: Reprodução)

Pelo menos 21 consumidores entraram em contato com o Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) relatando o recebimento de chamadas do próprio número. A informação foi divulgada pelo Procon nesta quinta-feira (20).

A diretora do Procon Fortaleza, Eneylândia Rabelo, disse que analisa, junto ao setor jurídico do órgão, como apurar as responsabilidades diante das ligações misteriosas.

“Queremos entender e saber de onde partem essas ligações e as responsabilidades das empresas que prestam o serviço de telefonia. Por isso, estamos analisando com o jurídico do Procon que medidas tomaremos a respeito”, disse.

Usuários de aparelhos celulares do Ceará passaram a receber ligações misteriosas dos próprios números. Há relatos de clientes da operadora Oi em Fortaleza e outras cidades da Região Metropolitana, desde a semana passada, sobre este tipo de telefonema. “Fiquei com medo e não atendi”, diz uma dona de casa que recebeu as ligações.

O g1 entrou em contato com a operadora Oi, que apura a situação. “A Oi informa que vai verificar os casos relatados e que possui políticas e diretrizes internas voltadas à área de segurança da informação e antifraude, visando sempre a proteção dos dados de seus clientes”, disse.

Em nota, a Polícia Civil informou que, até o momento, não há comprovação de que chamadas com o mesmo número do próprio celular que algumas pessoas vêm recebendo trata-se de um golpe ou que os dados pessoais dos usuários serão copiados.

A Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) orienta às pessoas que passarem por essa situação comuniquem o fato à operadora de telefonia. Em caso de suspeitas de qualquer conduta criminosa, o cidadão pode procurar a Polícia Civil para registrar um boletim de ocorrência.

Ligações misteriosas

Os casos inusitados causam desconfiança e despertam a curiosidade dos proprietários das linhas ouvidos pelo g1, que estão em busca de uma resposta para saber o que está ocorrendo. Alguns deles chegaram a atender a ligação e não tiveram nenhuma resposta de quem estava do outro lado da linha. Já outros, preferiram não arriscar, por desconfiar que pode se tratar de alguma fraude.

Anatel orienta a não atender as ligações e alerta sobre fraude

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirma que a recepção de chamadas do próprio número é sintoma de fraude, em que criminosos usam um recurso de falsificação da numeração original, criando alguma engenharia social para obter informações, dados, senhas, tokens de aplicações. O órgão recomenda que o consumidor não atenda as ligações.

Fonte: G1 CE