Brasil
Pau de arara em romarias religiosas se torna manifestação cultural
Através da publicação da lei nº 14.641 no Diário Oficial da União desta quarta-feira (2/8), o pau de arara, um meio de transporte amplamente utilizado na região Nordeste do Brasil, foi oficialmente reconhecido como uma manifestação da cultura nacional quando empregado em romarias religiosas.
O texto da lei declara que a tradição do uso do transporte de passageiros em compartimentos de carga, conhecido como “pau de arara”, em romarias religiosas, é uma manifestação cultural do país.
Embora seja considerado um meio de transporte irregular, o pau de arara é caracterizado pelas adaptações realizadas em caminhões para transportar pessoas ou alimentos, como frutas. É uma alternativa comum aos ônibus convencionais, especialmente na região Nordeste.
É importante mencionar que o nome desse transporte é frequentemente associado a uma das formas de tortura utilizadas durante o período da ditadura militar no Brasil, que ocorreu entre 1964 e 1985. Essa confusão histórica torna ainda mais relevante o reconhecimento da prática do pau de arara como uma manifestação cultural específica em contextos religiosos.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

