Brasil
Pau de arara em romarias religiosas se torna manifestação cultural
Através da publicação da lei nº 14.641 no Diário Oficial da União desta quarta-feira (2/8), o pau de arara, um meio de transporte amplamente utilizado na região Nordeste do Brasil, foi oficialmente reconhecido como uma manifestação da cultura nacional quando empregado em romarias religiosas.
O texto da lei declara que a tradição do uso do transporte de passageiros em compartimentos de carga, conhecido como “pau de arara”, em romarias religiosas, é uma manifestação cultural do país.
Embora seja considerado um meio de transporte irregular, o pau de arara é caracterizado pelas adaptações realizadas em caminhões para transportar pessoas ou alimentos, como frutas. É uma alternativa comum aos ônibus convencionais, especialmente na região Nordeste.
É importante mencionar que o nome desse transporte é frequentemente associado a uma das formas de tortura utilizadas durante o período da ditadura militar no Brasil, que ocorreu entre 1964 e 1985. Essa confusão histórica torna ainda mais relevante o reconhecimento da prática do pau de arara como uma manifestação cultural específica em contextos religiosos.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

