Conecte-se conosco

Ceará

Parceria com produtores vai criar Vale do Caju no Ceará

Publicado

on

Ceará terminou o ano de 2018 como líder na exportação de castanha de caju no Brasil e como terceiro produto mais exportado pelo Estado na balança comercial. Mesmo assim há uma cadeia produtiva que apresenta problemas e uma parceria no Ceará busca criar o Vale do Caju. Produtores se ressentem de anos prolongados de seca, que prejudicaram investimentos na produção, além da perda de indústrias que compram o caju como matéria-prima e consequente redução de preços.

Iniciativa de produtores em conjunto com o Conselho dos Secretários Municipais de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Estado do Ceará (Comdetec) é que vai viabilizar a instalação do Vale do Caju. O espaço se estende por onze cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e tem como exemplo o Vale do Silício, nos Estados Unidos, promovendo as melhores práticas e relação entre o setor produtivo, poder público e indústrias.

 O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pacajus e presidente do Comdetec, Roberto Cariri, explica que a ideia parte do princípio de fortalecer a cajucultura na RMF. Ele ainda diz que parceria com indústrias que usam o caju como matéria-prima é realizada, com a Jandaia, por exemplo. O êxito do projeto pode gerar experiências parecidas em outras regiões do Estado.

“O Vale do Caju unificaria os produtores, que antes competiam entre si. Propus a união e estamos promovendo o caju de mesa, pois mais de 100 países compram o quiuí, mas não o caju”, diz o secretário municipal de Pacajus, ressaltando que a ideia é desenvolver iniciativas que permitam embalar a fruta para melhor aceitação no mercado, exemplifica.

O secretário executivo do Agronegócio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Sílvio Carlos Vieira Lima, ressalta que a área que compreende o Vale do Caju produz em torno de 20% do produto no Ceará.

“A ação do vale é interessante, pois melhora o setor na agregação de valor na cultura do caju. Não focando somente na castanha, mas também no caju de mesa, fortalecendo também a indústria de suco. Notamos neste ano uma melhoria do cenário de interesse por parte da indústria com a organização da cadeia”, avalia.

O presidente do Instituto Caju Brasil (ICB), Vitor Oliveira, comenta que toda a iniciativa que visa promover o estreitamento de relações na cadeia produtiva é bem-vinda, pois “a cajucultura passa por momento difícil em produtividade, competitividade, principalmente no mercado externo”.

Vitor Oliveira lembra que a participação da castanha de caju já foi acima do atual 0,5% no mercado mundial de amêndoas. O desafio é ampliar esse mercado internacional e fortalecer o nacional.

Para o presidente da ICB, isso deve acontecer com melhores políticas governamentais. “Políticas públicas para o segmento de cajucultura ainda são lacunas que temos. Refiro-me à política de crédito com linhas diferenciadas”.

AS CIDADES DO VALE DO CAJU

Aquiraz, Aracoiaba, Barreira, Beberibe, Cascavel, Chorozinho, Horizonte, Itaitinga, Ocara, Pacajus e Pindoretama

Detalhes do projeto

CAJUDATA

Um projeto que criaria um parque tecnológico que trataria do agronegócio voltado à cadeia da cajucultura. Investidores interessados no projeto já conversam com o presidente do Comdetec

EXPORTAÇÃO

O principal canal de saída da castanha de caju para o mercado internacional é via Porto do Mucuripe. A presidente da Companhia Docas do Ceará, Mayhara Chaves, disse ao O POVO que busca empresários para parcerias na operação das cargas.

CAJU NO COMEX

Segundo a publicação Ceará em Comex, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), castanha de caju, fresca ou seca, sem casca, apresentaram uma variação positiva de 5,5% nas exportações entre janeiro e setembro de 2019 comparado com o mesmo período de 2018.

Fonte: O Povo

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias13 horas atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

Noticias13 horas atrás

Alunos de ‘cursinhos populares’ receberão uma bolsa de R$ 200 para apoiar sua permanência nos estudos

Noticias13 horas atrás

Trecho da BR-116 no Ceará terá tráfego em sentido único

Videos17 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 16/04/2025 – Mais de 44 mil litros de leite deixaram de ser distribuídos em Iguatu desde janeiro

Iguatu1 dia atrás

Exclusivo: Diálogos revelam suposto acordo de R$ 50 Mil entre candidato e traficante em Iguatu

Noticias2 dias atrás

Governo Trump pode solicitar aos países que escolham entre a China e os EUA

Noticias2 dias atrás

Operação especial pretende reforçar a segurança durante os feriados prolongados da Semana Santa e de Tiradentes

Noticias2 dias atrás

Consumidores do Ceará terão uma redução média de 2,1% na tarifa de energia elétrica

Iguatu2 dias atrás

ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada

Iguatu2 dias atrás

Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses

Noticias3 dias atrás

Anvisa aprovou registro definitivo da vacina contra a chikungunya no Brasil

Noticias3 dias atrás

Pagamento do terceiro lote do abono salarial PIS-Pasep 2025 começa nesta terça-feira (15)

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?

Noticias3 dias atrás

Isenção para o ENEM 2025 pode ser solicitada a partir desta segunda-feira, 14

Noticias3 dias atrás

Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda

Noticias3 dias atrás

Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025

Noticias7 dias atrás

Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça

Iguatu7 dias atrás

AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares

Iguatu7 dias atrás

Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu

Noticias7 dias atrás

Produção brasileira de grãos na safra 2024/25 deve atingir um recorde de 330,3 milhões de toneladas

Noticias7 dias atrás

Prazo de inscrição para concurso de delegado da Polícia Civil se encerra nesta sexta-feira (11)

Ceará1 semana atrás

Ceará tem a 2º maior proporção de alunos do ensino médio em tempo integral no Brasil

Mundo1 semana atrás

Nasce primeiro bebê de britânica após um transplante de útero recebido da própria irmã

Economia1 semana atrás

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe

Iguatu1 semana atrás

TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027

Noticias1 semana atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.