Brasil
Padre de Campinas é afastado após denúncias de ofensas racistas
A Arquidiocese de Campinas, localizada no interior de São Paulo, tomou a decisão de afastar o padre Silvio Sade Tesche de suas funções sacerdotais após denúncias de ofensas racistas. O padre atuava como vigário paroquial na Basílica Nossa Senhora do Carmo, uma igreja de grande importância na arquidiocese.
O religioso é acusado de proferir insultos racistas a uma bancária, referindo-se a ela como “neguinha” e “mula”, e também a um manobrista, chamando-o de “macaco”. Esses incidentes ocorreram no ano passado em um prédio comercial na região central de Campinas e foram devidamente registrados na Polícia Civil.
Em um dos casos, no dia 30 de setembro, o padre teria se recusado a entregar a chave do seu carro ao manobrista, seguindo as normas do edifício. O homem, de 57 anos, explicou a política vigente, e o padre reagiu com agressões verbais, insultando-o com termos racistas e batendo em seu peito com a mão. Ao ser confrontado, o padre teria dito que “era por isso que não gostava de negro” e ainda o chamou de “petista filho da p…”.
As denúncias levaram à ação da Arquidiocese, que decidiu afastar o padre de suas funções religiosas como resposta aos atos ofensivos e discriminatórios relatados.
-
Curiosidades6 dias atrásMaturidade, e não criação, pode explicar comportamento de quem nasceu entre 1955 e 1978
-
Brasil6 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Ceará6 dias atrásEquipe conquista ouro na Olimpíada de História em homenagem a estudante cearense em tratamento contra câncer
-
Brasil6 dias atrásBanco do Nordeste terá R$ 60,9 bilhões para financiar projetos em 2027
-
Entretenimento6 dias atrásRock in Rio 2026: veja as principais mudanças e novidades na Cidade do Rock
-
Brasil6 dias atrásQuase 2 milhões de brasileiros trabalham por meio de aplicativos, aponta IBGE
-
Mundo6 dias atrásONU aprova novo mapa-múndi para mostrar tamanho real dos continentes
-
Ceará6 dias atrásNovo aeroporto regional de Quixeramobim enfrenta possíveis entraves, diz secretário de Turismo
