Brasil
PAC destina R$ 737 milhões ao Iphan para recuperação de patrimônios culturais

O Iphan anunciou nesta quinta-feira (05) que vai usar o PAC deste ano para concluir 138 obras de recuperação de patrimônios históricos até 2026. Além disso, o Iphan vai lançar edital para 100 novos projetos. O PAC deste ano destinou R$ 737 milhões ao Iphan para ações de patrimônio cultural.
O patrimônio cultural é o conjunto de bens materiais e imateriais que expressam a identidade e a memória de um povo. São exemplos de patrimônio cultural as igrejas, os sítios arqueológicos, as manifestações religiosas e as festas populares.
Os 138 projetos do Iphan vão beneficiar 17 estados brasileiros. Minas Gerais é o estado com mais projetos (54), seguido por Pernambuco (12) e Maranhão (11). Algumas dessas obras são do PAC Cidades Históricas, que começou em 2013 e não terminou por falta de verba.
Entre as obras previstas estão a restauração do Bembé do Mercado, em Santo Amaro (BA), um local de candomblé de rua; a restauração de nove igrejas e capelas em Ouro Preto (MG), como a de São Francisco de Assis; a restauração do Palácio Gustavo Capanema e do Museu da República, no Rio de Janeiro (RJ); e a restauração da Igreja de São Pedro e do Mosteiro de São Bento, em Olinda (PE). O diretor do Iphan, Andrey Schlee, disse que o PAC reconhece a importância do patrimônio para o país.
-
Noticias2 semanas atrás
Polícia Civil do Ceará prendeu comerciante da cidade de Icó apontado como o “02” da facção criminosa Comando Vermelho
-
Americando2 semanas atrás
AMERICANDO: Devaneios para tentar entender as mudanças e o nosso tempo…
-
Esportes2 semanas atrás
Marta está de volta à seleção brasileira após nove meses afastada por questões físicas
-
Noticias2 semanas atrás
Ceará intensifica campanha com “Dia S” contra sarampo e rubéola
-
Esportes2 semanas atrás
II MTB Flash Ride atrai atletas de quatro estados e agita a cidade de Iguatu
-
Noticias2 semanas atrás
Morre brasileira Juliana Marins após queda em vulcão na Indonésia
-
Noticias1 semana atrás
Realeza Nordestina completa 15 anos com Mostra Cultural na comunidade de Santarém, em Orós – CE
-
Noticias6 dias atrás
Edital da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) foi divulgado