Regional
Operação lança frente contra dengue no CE
A partir de hoje, a Secretaria da Saúde (Sesa) inicia uma operação de pulverização espacial UBV pesado (fumacê) para o controle dos mosquitos transmissores da dengue e da febre Chikungunya em 21 municípios cearenses. A ação acontecerá antes e depois do Carnaval. Serão utilizados dez equipamentos Ultra-Baixo Volume (UBV) pesado acoplado em veículos e duas equipes de UBV portátil (costal motorizado) para cobrir um total de 7.739 quarteirões, sempre nos locais de maior fluxo de foliões. A Operação Fumacê prosseguirá ate o próximo sábado, 14, e, após o Carnaval, seguirá dos dias 23 a 28 do mesmo mês.

A partir de hoje, a Secretaria da Saúde (Sesa) inicia uma operação de pulverização espacial UBV pesado (fumacê) para o controle dos mosquitos transmissores da dengue e da febre Chikungunya em 21 municípios cearenses. A ação acontecerá antes e depois do Carnaval. Serão utilizados dez equipamentos Ultra-Baixo Volume (UBV) pesado acoplado em veículos e duas equipes de UBV portátil (costal motorizado) para cobrir um total de 7.739 quarteirões, sempre nos locais de maior fluxo de foliões. A Operação Fumacê prosseguirá ate o próximo sábado, 14, e, após o Carnaval, seguirá dos dias 23 a 28 do mesmo mês.
Além de Fortaleza, a operação vai percorrer os municípios de Aquiraz, Pindoretama, Aracati, Itaiçaba, Icapuí, Fortim, Beberibe, Cascavel, Jijoca de Jericoacoara, Acaraú, Itarema, Cruz, Amontada, Itapipoca, Trairi, Paraipaba, Paracuru, São Gonçalo do Amarante, Caucaia e Camocim, com cobertura de fumacê nas sedes dos municípios e praias do Litoral Leste e Litoral Oeste. O fumacê, nome popular para a pulverização espacial UBV, é um procedimento que consiste na liberação via aérea de gases, que agem, por contato, atingindo os mosquitos adultos em voo. Cerca de 90% dos focos do Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, são encontrados dentro de casa.
Boletim Epidemiológico
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na sexta-feira, 30 de janeiro, foram confirmados, este ano, 116 casos de dengue em 22 municípios, com três casos de dengue com sinais de alarme nos municípios de Aracati (um caso) e Barbalha (dois). Além de Aracati, os municípios de Beberibe, Caucaia, São Gonçalo do Amarante e Fortaleza, que receberão a operação fumacê, confirmaram casos de dengue em 2015. Cascavel, Trairi e Amontada notificaram casos suspeitos da doença.
Com relação à febre Chikungunya, em todo o ano de 2014, o Ceará notificou 53 casos suspeitos, descartou 17 e seis foram confirmados, todos importados de pessoas que viajaram para países com transmissão da doença, República Dominicana, Suriname e Taiti, registrados nos municípios de Fortaleza (4 casos), Brejo Santo (1) e Aracoiaba (1). Os principais vetores da febre Chikungunya são os mesmos da dengue – os mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus – e os sintomas são muito parecidos, com febre, dores no corpo, dor de cabeça, vermelhidão no corpo, dores nas juntas (artralgia), náuseas e vômitos. A população brasileira é considerada vulnerável porque o vírus nunca circulou antes no País e ninguém tem imunidade.
Transmissão
Para evitar a transmissão dos vírus da dengue e da febre Chinkungunya, é fundamental que as pessoas reforcem as ações para a eliminação dos criadouros dos mosquitos. As medidas são as mesmas para o controle da dengue, ou seja, verificar se a caixa d’ água está bem fechada; não acumular vasilhames no quintal; verificar se as calhas não estão entupidas; e colocar areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras iniciativas deste tipo.
Fonte: O Estado CE
-
Videos10 horas atrás
Balaio de Gatos – Edição 17/03/2025 – Mercado público de Iguatu: o horror em vídeo e um problema antigo não resolvido!
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 14/03/2025 – Escândalo do desvio da emenda da APAE pode aparecer no Fantástico
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 13/03/2025 – ASSISTÊNCIA SOCIAL: E tem mais revelação bombástica!
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 12/03/2025 – Desvio de emenda parlamentar da APAE de Iguatu expõe irregularidades na Assistência Social
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 11/03/2025 – As cortinas de fumaça sobre os R$ 180 mil da APAE
-
Videos11 horas atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 17/03/2025
-
Videos3 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/03/2025
-
Videos4 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 13/03/2025