Iguatu
Operação Fumacê inicia primeiro ciclo de atividades em Iguatu
Foi realizada nessa manhã de quarta-feira, 17 de maio, uma coletiva de imprensa com representantes do Governo do Estado do Ceará, Secretaria Municipal de Saúde e Núcleo de Controle de Endemias de Iguatu para falar sobre a vinda da “Operação Fumacê”.
Após solicitação da secretaria de saúde local a operação de pulverização especial Ultra-Baixo Volume (UBV) pesado, popularmente conhecido como Fumacê, iniciou suas atividades nessa tarde de sexta-feira nos bairros da sede deste município.
O coordenador da ação Sr. Fco Barbosa explicou que o objetivo do “carro fumacê” é matar os mosquitos adultos que possam estar infectados causando doenças graves à população. No entanto, não é a atividade de maior resolutividade, a principal ação contra o mosquito é a prevenção.
O primeiro ciclo já iniciou o circuito nos bairros na tarde dessa terça-feira, e seguirá com 05 carros em dois horários de atividades, na madrugada (a partir de 04h30min) e fim da tarde (16h30min).
Todos os bairros e alguns distritos serão visitados pelo Fumacê até 05 de junho, concomitante a isso para ruas estreitas, vielas ou onde o carro não consegue adentrar, existe uma equipe de agentes de endemias especializada usando o UBV Costal motorizado, outra ferramenta que jorra inseticida no meio ambiente a fim de matar o mosquito Aedes Aegypti.
O secretário de saúde de Iguatu Sr. Marcelo Sobreira foi enfático ao dizer que o município está dentro dos índices aceitáveis para o Estado com relação ao número de casos de Chikungunia e que não existe “epidemia”.
A coordenadora de vigilância em saúde Sra. Lucia Vanda solicitou o auxílio da população para receber os agentes de endemias em suas residências durante a visita dos mesmos, e que cada cidadão possa cuidar das suas casas eliminando os possíveis locais para focos do mosquito.
Durante os meses de abril, maio, junho e julho, é comum a incidência de arbovirores e muitas doenças são confundidas com dengue, zika , chikungunya, zika e febre amarela (doenças causadas pelo Aedes Aegypti), por isso é necessário que os pacientes procurem as unidades de saúde para que seja feito o devido diagnóstico, tratamento e notificaçãoda patologia. A sorologia (exame que detecta chikungunya, por exemplo) só pode ser realizada após 07 dias de sintomas da doença. O primeiro caso notificado em Iguatu se deu em 10 de abril.
Segue abaixo a lista dos bairros que ainda serão visitados pelo “Fumacê”:
18-05-17 (tarde)
Lagoa da Bastiana
Brasília
Jardim Iguatu
Flores
Paraná
Areias
19-05-17 (manhã)
Jardim Oásis
João Paulo
Varjota
19-05017 (tarde)
Penha
Fomento
Gadelha
Alencar
Suassurana
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes4 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D
-
Iguatu2 semanas atrásMP apura supostas irregularidades em contrato de R$ 9 milhões para reforma de escolas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásCom dados defasados de 2024, IPEA divulga Atlas da Violência.Em 2026, Fortaleza vive queda histórica de homicídios
-
Artigo3 semanas atrásCOLUNA DIREITO E CIDADANIA: Violência sexual contra crianças e adolescentes NO BRASIL
-
Brasil2 semanas atrásCandidatura bolsonarista trata prisão de Cláudio Castro como questão de tempo após avanço das investigações da PF
-
Iguatu2 semanas atrásTRE-CE admite parcialmente recurso sobre cassação em Iguatu e caso deve chegar ao TSE

