Brasil
Operação Eldorado mira líderes de esquema bilionário de contrabando de ouro venezuelano

A PF deflagrou nesta quarta-feira (20) a Operação Eldorado, que visa prender os responsáveis por um esquema de contrabando e venda de ouro venezuelano, extraído ilegalmente de garimpos. O ouro entrava no Brasil como pagamento pela exportação de alimentos por supermercados de Roraima e do Amazonas. O esquema teria movimentado cerca de R$ 6 bilhões.
Os suspeitos também são investigados por explorar clandestinamente o ouro em Terras Indígenas Yanomami (TIY) e em outros estados brasileiros. A PF cumpre dois mandados de prisão preventiva e 40 de busca e apreensão em Roraima, Amazonas, Goiás e no Distrito Federal. A Justiça também determinou o bloqueio de bens e recursos financeiros dos envolvidos.
Segundo a PF, o ouro contrabandeado da Venezuela era escondido em caminhões que entravam em Roraima sem fiscalização e tributação. Depois, o minério era comprado por outros integrantes do esquema e enviado para empresas do ramo de exploração de ouro, que pagavam aos supermercados e às distribuidoras de alimentos.
A Operação Eldorado faz parte das ações da PF para combater o garimpo ilegal na TIY. Neste ano, a PF, em conjunto com o Ibama, já destruiu acampamentos, maquinários, combustíveis e pistas clandestinas usados pelos garimpeiros. Além disso, a PF apura o envolvimento de centenas de suspeitos com a cadeia criminosa que opera na região, inclusive de facções e grupos econômicos.
-
Iguatu6 dias atrás
Coligação acusa defesa de Roberto Filho de mentir à Justiça e apresenta provas de fraude eleitoral nas eleições de 2024 em Iguatu
-
Noticias6 dias atrás
Fortaleza tem um dos maiores PIBs de tecnologia do Brasil
-
Noticias6 dias atrás
Ex-secretária de Saúde de Acopiara e ex-candidata a prefeita é indiciada por fraude, peculato e lavagem de dinheiro
-
Noticias6 dias atrás
Homem leva choque elétrico e cai na rua após encostar em placa de sinalização em Fortaleza
-
Noticias6 dias atrás
Fim do universo ocorrerá muito antes do que imaginávamos
-
Iguatu5 dias atrás
Investigados pedem fim da fase de provas em ação eleitoral de Iguatu e acusam adversários de manipulação processual
-
Noticias2 dias atrás
Mais de 130 mil eleitores do Ceará correm risco de ter título cancelado; regularização vai até 19 de maio
-
Noticias2 dias atrás
Jovem de 21 anos morre afogada durante passeio com amigos na zona rural de Quixeramobim