Regional
Operação de férias tem mais de 20 multas de trânsito por dia

Com foco principal no combate à combinação álcool e direção, Operação Lei Seca registra 280 autuações em 12 dias. No entanto, número de testes positivos no bafômetro é baixo.
Menos de duas semanas após entrar em vigência, a Operação Lei Seca nas férias registrou 280 autuações entre os dias 2 e 13 de dezembro, o que resulta uma média de quase 24 multas por dia. Maiores e mais ostensivas, as abordagens têm como foco principal o combate à combinação álcool e volante.
No entanto, o número de flagrantes de motoristas dirigindo alcoolizados pode ser considerado pequeno. Foram constatados apenas seis testes positivos no etilômetro (bafômetro) em um universo de 807 testes feitos. Além disso, foram registradas 14 recusas à realização do exame.
Embora reconheça como curto o período de 12 dias para uma análise mais aprofundada desses números, Arcelino Lima, superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania da Capital (AMC), se diz satisfeito com o baixo número de registros de alcoolemia no trânsito observados. “A gente observa que a proporção de testes positivos e realizados vem diminuindo. Estamos otimistas mesmo com o intervalo de curto tempo da operação. Possivelmente isso já seja um reflexo de uma maior conscientização do motorista”, avalia Arcelino.
Outro número que chama a atenção nos primeiros dias da Operação Lei Seca é a elevada quantidade de abordagens realizadas. Ao todo, 1.530 condutores tiveram veículos parados nas blitze, o que significa quase 128 abordagens na média diária. “As blitze estão sendo feitas diariamente. Às vezes com mais de uma por dia. Já foi feito um número de abordagens maior que muitos dos meses deste ano”, complementa Arcelino.
Além das blitze maiores e nos sentidos de grandes avenidas da Capital, o superintendente da AMC aponta como causa para o grande número de abordagens a integração de órgãos de trânsito. Na Operação Lei Seca, além da AMC, participam o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e a Guarda Municipal.
“É a junção de forças amigas. O Detran tem um aparato operacional muito grande, por exemplo. E todos os órgãos estão aplicando o Manual de Procedimentos Operacionais lançado em novembro, que padroniza as abordagens”, indica Arcelino.
O objetivo da AMC é intensificar a Operação Lei Seca principalmente neste mês e em janeiro, quando o consumo de álcool é considerado maior em razão das férias.
Saiba mais
Lançamento.
Embora esteja em vigência desde o último dia 2, a Operação Lei Seca foi lançada oficialmente sexta-feira, 9.
Remoções
Foram registradas nesses 12 dias 30 apreensões de veículos. Além dos seis testes positivos para alcoolemia e 14 recusas ao bafômetro, houve 10 apreensões por outras irregularidades.
Documentação.
19 CNHs foram recolhidas. E foram observadas outras oito irregularidades no licenciamento de veículos.
Fonte: O Povo
-
Videos2 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas
-
Videos2 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025
-
Videos4 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025
-
Videos5 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 22/04/2025
-
Videos5 dias atrás
Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco