Tecnologia
ONG usa reconhecimento facial do Facebook em busca de pessoas desaparecidas
Uma organização não governamental australiana chamada Missing Persons Action Network (MPAN) resolveu procurar pessoas desaparecidas de uma forma pouco convencional. A ONG está convidando pessoas a adicionarem perfis de desaparecidos como seus amigos no Facebook na esperança de que, quando esses usuários postarem alguma foto na rede social, o reconhecimento facial usado para marcar pessoas possa encontrar alguém separado da família.
A MPAN controla vários perfis de desaparecidos no Facebook e, quando alguma dessas pessoas for identificada em alguma foto, a organização receberá uma notificação e poderá investigar a situação. O objetivo é disseminar esses perfis conhecidos como “Invisible Friend” ao máximo para que as chances de seus rostos serem identificados aumente.
“Esse é o cartaz de pessoa desaparecida de alta tecnologia que temos em 2018. Estamos simplesmente aproveitando uma tecnologia que está livremente disponível e nunca foi tão fácil para as pessoas ajudarem”, disse ao Mashable Loren O’Keeffe, CEO da ONG.
O projeto foi desenvolvido em uma ação da agência criativa da MPAN, conhecida como whiteGREY. Segundo Anthony Moss, diretor da agência, usar o reconhecimento facial do Facebook para encontrar desaparecidos sempre foi um objetivo. “Tão logo o Facebook anunciou essa tecnologia de reconhecimento de rostos, nós pensamos que seria perfeita para essa situação”, explicou ao Mashable .
Precisão
Inicialmente, a whiteGREY está realizando uma campanha com 10 perfis de pessoas desaparecidas e pretende expandir esse esforço. Não se sabe, contudo, quão precisa é a tecnologia do Facebook ou se esse projeto dará algum tipo de retorno, mas experimentos preliminares mostraram que o reconhecimento facial da rede social pode identificar pessoas com até 97% de certeza.
Você pode conhecer mais a campanha e adicionar os perfis Invisible Friend através deste link.
Fonte: Tecmundo
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans

