Mundo

OMS pede esclarecimentos à China sobre surto de doenças respiratórias em crianças

Published

on

A China enfrenta um aumento de casos de doenças respiratórias e de pneumonia em crianças, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade pediu mais informações às autoridades chinesas sobre a situação e os possíveis patógenos envolvidos.

A OMS disse que a China atribuiu o aumento à circulação de vírus e bactérias conhecidos, como influenza, pneumonia por Mycoplasma pneumoniae, vírus sincicial respiratório e Sars-CoV-2, após a suspensão das restrições da Covid-19. A China adotou uma política de “Covid zero” até dezembro, que limitou a propagação de outros germes e criou uma “lacuna de imunidade”.

A OMS também relatou a ocorrência de agrupamentos de casos de pneumonia pediátrica não diagnosticada no norte do país, mas sem esclarecer se há relação com as infecções respiratórias. A mídia local indicou um “surto generalizado” de uma doença respiratória não identificada em várias áreas da China, principalmente em crianças, sugerindo uma exposição nas escolas.

A OMS solicitou à China dados epidemiológicos e clínicos, resultados laboratoriais, tendências na circulação de patógenos e impacto nos sistemas de saúde. A agência aconselhou as pessoas na China a tomarem medidas de precaução, como vacinação, isolamento, uso de máscaras, higiene das mãos e outras.

EM ALTA

Sair da versão mobile