Regional
Número de mulheres presas no Ceará cresce 64% em cinco anos
Aumento da população em presídio feminino foi de 748 para 1.233. Crime mais comum entre as mulheres é o tráfico de drogas, diz polícia.
O número de mulheres presas no Ceará cresceu 64% em cinco anos, com aumento da população carcerário no presídio Auri Moura Costa, exclusivo para mulheres, de 748 em 2012 para 1.233 em 2017. Os dados são da Secretaria da Justiça do Ceará, que administra as prisões no estado.
No Brasil, o aumento da população feminina encarcerada foi de 567% nos últimos 14 anos, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), subindo de 5.601 para 37.380.
De acordo com a Secretaria da Justiça, o crime mais comum entre as mulheres presas no Ceará é o tráfico de drogas; inicialmente, elas participavam do crime após coação dos companheiros, mas atualmente, segundo a Polícia Civil, já é comum mulheres chefiando esquemas de tráfico.
“Em 2016 nós chegamos ao ponto de desmantelar quadrilhas formadas e chefiadas inteiramente por mulheres, sem participação de marido, namorado ou companheiro”, relata a delegada Patrícia Bezerra.
O segundo crime mais comum entra elas, ainda de acordo com a Secretaria da Justiça, é o roubo.
Fonte: G1
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

