Brasil
Novembro trará chuvas e calor intenso em diversas regiões do país
Iniciado nesta sexta-feira (1º), novembro trará chuvas acima da média para grande parte da região Sudeste, Goiás, centro-leste do Mato Grosso, Acre, Roraima, além do noroeste e sudeste do Amazonas. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária.
No Rio Grande do Sul, as precipitações devem ocorrer dentro da faixa normal, com algumas áreas recebendo volumes acima da média.
Por outro lado, grande parte do Nordeste, centro-norte do Pará, Amapá, Roraima e o sudoeste do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso terão chuvas próximas ou abaixo da média mensal.
Impactos na Soja
O Inmet alerta que a escassez de chuvas no nordeste da Amazônia e em partes significativas do Nordeste pode dificultar o plantio de soja, reduzindo os níveis de umidade no solo, especialmente nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, conhecidos como Matopiba.
A previsão climática para as regiões Centro-Oeste e Sudeste indica chuvas mais regulares, que devem beneficiar o plantio e o desenvolvimento das culturas de primeira safra.
Na maior parte da região Sul, as chuvas devem se manter próximas à média histórica, contribuindo para a umidade do solo e favorecendo os cultivos de inverno, especialmente na fase de enchimento de grãos e desenvolvimento da safra 2024/2025.
Temperaturas
Segundo o Inmet, as temperaturas em novembro deverão ser acima da média em grande parte do país. No norte das regiões Norte e Nordeste, dias de calor intenso podem registrar médias superiores a 28 graus Celsius (ºC).
Entretanto, em áreas do leste da região Sudeste e no Sul, devido a dias consecutivos de chuva, as temperaturas ficarão próximas ou ligeiramente abaixo da média.