Saúde
Nove casos suspeitos de urina preta registrados no Ceará
Os casos suspeitos de mialgia aguda a esclarecer, conhecida como doença da urina preta, subiram para nove no Ceará, segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Dentre os casos, sete são em residentes em Fortaleza, um em Salvador (BA) e um em São Paulo (SP). As pessoas que apresentaram sintomas suspeitos da doença têm entre 23 e 70 anos. São cinco homens e quatro mulheres.
De acordo com a Sesa, o início dos sintomas do primeiro caso ocorreu no último dia 18 de dezembro, enquanto o mais recente caso foi em 22 de janeiro último.
Os sintomas apresentados de quem contraiu a doença da urina preta são: dores musculares intensas de início súbito, principalmente na região cervical, membros inferiores e superiores; mudança na tonalidade da urina (variando entre vermelho escuro e castanho); elevações significativas nas dosagens da cretinofosfoquinase (CPK) e os níveis hepáticos (TGO e TGP).
Segundo a secretaria, todos os pacientes evoluíram para cura após tratamento médico. A Sesa orienta procurar a unidade básica de saúde mais próxima se surgirem sintomas.
O Povo
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Economia2 semanas atrásApesar do tarifaço, Ceará lidera crescimento das exportações no Brasil em 2025
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense

