Noticias

Nova gasolina tem mais etanol e pode impactar veículos que não são flex

Published

on

A possibilidade de a gasolina passar a contar com um teor de 30% de etanol levantou a dúvida em diversos motoristas sobre como isso pode afetar o funcionamento de veículos que são movimentos somente à gasolina. No início deste mês, Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, destacou o que o Governo Federal discutirá a possibilidade de aumentar de 27,5% para a nova quantia.

A última vez em que houve um aumento no teor de etanol nas gasolinas foi em 2015, quando o combustível passou a contar com 27,5% de etanol. Na época, uma análise realizada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) revelou que não havia evidências que ele apresentaria problemas em carros movidos somente à gasolina.

Rogério Gonçalves, que atua como Diretor de Combustíveis na Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), compartilhou sua visão de que um provável aumento de 3% não teria impacto na operação de carros flex. Isso porque eles são fabricados para conseguir funcionar com qualquer percentual de etanol que fique entre 22% e 100%.

Entretanto, este mesmo tipo de situação não passaria totalmente batido para carros mais antigos que funcionam apenas com gasolina. Rogério Gonçalves afirmou que os motoristas notariam logo de cara um aumento no consumo do combustível nestes carros.

EM ALTA

Sair da versão mobile