Noticias
Nova diretriz do SUS prevê identificação antecipada do autismo em crianças de 16 a 30 meses
Profissionais da atenção primária à saúde passarão a aplicar rotineiramente testes para identificar sinais do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todas as crianças com idades entre 16 e 30 meses. Essa medida faz parte da nova linha de cuidado para o TEA, lançada pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira, 18. A iniciativa integra a avaliação do desenvolvimento infantil e busca tornar o rastreio mais precoce e abrangente na rede pública.
Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo é que as intervenções e estímulos necessários sejam iniciados mesmo antes do diagnóstico definitivo. A antecipação do cuidado é vista como essencial para garantir melhores perspectivas de autonomia e interação social para as crianças no futuro. A atuação precoce pode fazer grande diferença no desenvolvimento dos pacientes com TEA.
Estima-se que cerca de 1% da população brasileira conviva com o transtorno, de acordo com dados do governo. Além disso, o IBGE aponta que 71% das pessoas com TEA também apresentam outras deficiências. Esse dado reforça, na visão do ministério, a importância de promover ações integradas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo um cuidado mais completo e eficaz.
-
Iguatu2 semanas atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Noticias2 semanas atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Esportes2 semanas atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil2 semanas atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará2 semanas atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Economia2 semanas atrásLula sanciona lei final que regulamenta a reforma tributária no Brasil
-
Ceará2 semanas atrásSobrinho de deputada do Acre morre afogado no Ceará ao tentar salvar as filhas
-
Ceará2 semanas atrásNova reestruturação dos Correios pode provocar mudanças no serviço e nas agências do Ceará

