Iguatu
No terceiro mês de greve servidores municipais “celebram” com bolo e vela; negociações avançam
A greve dos servidores públicos municipais na cidade de Iguatu chegou ao seu terceiro mês nesta última quinta-feira, 10. Para o dia o comando de grevista realizou uma manifestação de forma bem humorada, com bolo, refrigerante e vela personalizada de numeral três para lembrar a data em que o movimento completou mais um mês de atividades paralisadas.
Ao longo dos mais de 90 dias vários atos grevistas, negociações burocráticas os servidores acreditam que momento parece está chegando ao fim despois dos desdobramentos mais recentes. “Passamos por momentos de lutas e embates mais calorosos, intensos e principalmente desgastantes. Hoje é dia de relembrar tudo isso, celebrar os avanços e acreditar que o fim [da greve] está próximo”, disse Fátima Siqueira presidente do sindicato da categoria.
Além de detalhar os avanços das negociações a líder sindical negou a hipótese comentada ao longo da semana de que a greve pudesse ser considerada ilegal, “avançamos em questões como atraso salarial, periculosidade e PCC. Sobre uma suposta ilegalidade da greve existem muitos boatos, mas a verdade é que o movimento pode sim se estender por um período indeterminado”, afirmou.
Rita Clares membro do comando de greve, falou do porque dos servidores terem diminuído as atividades de paralisação, “diminuímos os atos de rua, muito pelo período de diálogo que iniciamos nos últimos quinze dias. Houve avanços sim, mas ainda insuficientes para retomar aos nossos pontos de trabalho”, ponderou.
Um fator que contribuiu para os avanços das negociações sobre plano de cargos e carreias, foi o confronto de estudo entre as assessorias na capital Fortaleza no início da semana passada. O fiel da balança dentre as demandas que está menos adiantado é o adicional de insalubridade, mas uma reunião entre comando e assessoria da prefeitura está marcada para a próxima semana. O sindicato informou que uma contra proposta sobre a condição insalubre de algumas categorias, será apresenta, caso seja aceita um documento entre as partes será assinado e a greve será suspensa.
Escute abaixo a entrevista com presidente do sindicato
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

