Regional
No Dia Nacional da Cultura, Secult empossa novo Conselho Estadual de Política Cultural
Em solenidade no Theatro José de Alencar, que marcou, nesta quinta-feira (05/11), o Dia Nacional da Cultura, o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, deu posse aos 40 novos integrantes do Conselho Estadual de Política Cultural do Estado do Ceará. Em seu discurso, precedido por apresentações artísticas de várias linguagens, o secretário reafirmou o compromisso do Governo, por meio da Pasta, de fazer uma administração democrática na área, abrindo espaços, como o Conselho, para a participação efetiva dos protagonistas deste importante setor na política pública para a cultura.
“Ao contrário de outros campos de política pública, na Cultura, a parceria na execução de ações com a sociedade é um princípio básico de sua pertinência. Deve ser a sociedade, majoritariamente, a protagonista do processo criativo”, ressaltou. O secretário também ressaltou o verdadeiro papel do Executivo neste campo: “Nossa razão de ser está em favorecer, em dar vazão e estímulo à livre manifestação do fértil espírito criativo do nosso povo e proteger e preservar suas expressões materiais e imateriais”.
Ainda em sua fala, o secretário fez um balanço das ações da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará nestes primeiros dez meses de governo. Mesmo enfrentando restrições orçamentárias do momento, lembrou ele, foram dadas pelo governador Camilo Santana as ordens de serviço, restauro e reforma da Biblioteca Pública Menezes Pimentel, do Centro Cultural do Bom Jardim, do Arquivo Público e, no próximo dia 18/12, Dia do Museólogo, será a vez do Museu do Ceará, que será sucedida pelo Museu da Imagem e do Som.
“Comprometidos com uma presença maior da política cultural em todas as regiões do Estado, estaremos, nos próximos meses, inaugurando os dois primeiros centros culturais do Interior: o Centro de arte e Cultura Popular e Memorial Cego Aderaldo, na região dos Sertões dos Quixeramobim, e a Vila da Música, no Crato”, disse Guilherme, informando ainda que, nestas cidades e ainda em Sobral serão instalados, simultaneamente, os primeiros escritórios regionais da Secult.
O gestor encerrou reafirmando aos novos conselheiros, presentes à solenidade, o papel estratégico que cada um dos 40 deles passa a exercer, num momento histórico para o campo da cultura no Ceará. “A depender de nossos esforços, esta constituir-se-á em grande oportunidade e marco evolutivo na política cultural do Estado. Vocês representam o talento, a tradição e a história, a inventividade, os afetos, representam os nossos artistas, a parte mais sensível do nosso povo”, concluiu.
*Estado do Ceará
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

