Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

No Ceará, 58 estações ferroviárias antigas aguardam tombamento

Publicado

on

A rede ferroviária que começou a funcionar em Fortaleza, na segunda metade do século XIX, e partiu rumo ao interior nas vias Sul e Norte levou o progresso, facilitou a comunicação, encurtou distância, transportou gente, animais, mercadorias com rapidez e deixou marcas no sertão: memórias que se preservam entre os moradores e as antigas estações de trem. Mesmo assim, no Ceará, não há nenhuma estação ferroviária tombada pelo Instituto do Patrimônio, Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Há 32 terminais e 26 anexos que receberam a proteção ao ser reconhecidos como “Bens Valorados”, por possuírem características histórica, artística e cultural. O esperado tombamento, no entanto, nunca ocorreu. A maioria das edificações foi cedida às prefeituras que ocuparam os imóveis com bibliotecas, museus, espaços culturais e sedes de secretarias. Algumas estão abandonadas e outras aguardam projetos de reforma e de instalação de equipamentos culturais.

Em todo o Estado, Fortaleza tem o maior número de estações ferroviárias “valoradas” pelo Iphan. São 11. Em direção ao sul do Estado, cuja ferrovia está desativada desde 2013, há unidades com esse status de proteção: em Redenção, Guaiuba, Baturité, Itapiúna, Aracoiaba, Capistrano, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Piquet Carneiro, Acopiara, Iguatu (Suassurana), Lavras da Mangabeira, Aurora, Missão Velha e Barbalha.

No antigo ramal, seguindo em direção a Camocim, estão valoradas as estações de Sobral, Senador Sá, Massapê, Uruoca, Martinópole e Granja. Já na linha Norte, ainda ativada para trem de carga, a relação do Iphan inclui antigos terminais em Tururu, Cariré, Ipueiras, Nova Russas e Crateús.

O arquiteto e urbanista Paulo César Barreto observa que as estações ferroviárias e as construções das pontes guardam o avanço da época da engenharia e domínio da tecnologia do aço.

“Os vãos sobre os rios foram feitos por engenheiros ingleses e os terminais têm traços marcantes do início do século XX. Algumas são bem bonitas, arrojadas, e precisam ser preservadas”, pontua. “São verdadeiras obras de arte e nas cidades são bem localizadas”.

Tombamento

Em nota, o Iphan informa que a Lei 11.483, de 31 de maio de 2007, atribuiu ao Instituto a responsabilidade de receber e administrar os bens móveis e imóveis de valor artístico, histórico e cultural oriundos da extinta Rede Ferroviária Federal S/A (Rffsa), bem como zelar por sua guarda e manutenção. “Os bens operacionais continuam sob responsabilidade do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), que atua em parceria com o Iphan visando a preservação desses bens. Já os bens não operacionais são transferidos ao Instituto. Desses, há casos em que a gestão permanece com o Iphan e, em outros casos, é cedida a entes municipais e estaduais, que dão o uso público e a manutenção dos equipamentos”.

A nota ressalta que, no Ceará, não há nenhuma estação ferroviária tombada pelo Iphan. “Há, contudo, 58 bens valorados enquanto Patrimônio Ferroviário, ou seja, que possuem valor histórico, artístico e cultural nos termos da Lei nº 11.483/07 e da Portaria Iphan nº 407/2010”.

A maioria desses bens valorados no Ceará, sob a responsabilidade do Iphan, foi cedida às prefeituras locais, que fazem o uso cultural ou institucional e que assumem a conservação e manutenção dos mesmos. “Alguns permanecem com o Iphan, como a Estação João Felipe, que está sendo restaurada e onde funcionará a sede da Superintendência do Iphan no Ceará”, encerra a nota.

Estações

No Estado, há terminais que já representam ponto turístico na cidade. É o caso de Baturité, onde a estação foi inaugurada em 1882 e, até hoje, atrai visitantes com seu Museu da Ferrovia. Em Guaiuba (1879) a Câmara Municipal também funciona em uma antiga estação de trem. Em Quixadá, o terminal que fica na localidade de Junco está sem uso. Na sede do município, o prédio de 1891 encontra-se fechado.

Em Juatama, a antiga estação de Quixeramobim, abriga uma brinquedoteca e o Conselho Tutelar. A de Uruquê foi desfigurada após ser adquirida por particular e transformada em residência.

A unidade de Senador Pompeu, inaugurada em 1990, é a atual sede da Fundação Santa Terezinha, entidade que promove ações culturais para os jovens do município.

Centro-Sul

Já na região Centro-Sul, a Estação de Acopiara está abandonada há vários anos. O antigo cartão-postal do município se transformou em um prédio em ruínas, apesar de constar na lista do Iphan. Já na cidade de Iguatu, o pequeno terminal de Suassurana permanece de pé e a antiga estação da cidade inaugurada em 1910 (dois galpões) tem cessão de uso. O município utiliza o espaço como atrativo para shows nas festas natalinas. Nos outros meses, o local fica fechado.

Há situações ainda mais graves. As antigas estações do distrito de José de Alencar e Jaguaribe-Mirim e da cidade de Cariús foram demolidas. Um bom exemplo, porém, pode ser conferido na estação centenária de Cedro que foi transformada em museu. O prédio foi restaurado e reinaugurado em 2016.

Região Norte

A Estação de trem de Sobral ainda pertence à Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) que é utilizada como unidade de apoio para os ferroviários. A de Granja continua sem uso e, em Ipu, a estação pertence ao município e lá funcionam a biblioteca e um museu.

O conjunto de edificações ferroviárias em Crateús é protegido pelo Iphan como bem valorado. As unidades ainda pertencem à CFN e são utilizadas para serviços de carga e descarga e apoio aos ferroviários. Já a estação de Camocim é um patrimônio histórico municipal, mas não está relacionado como um bem valorado pelo Iphan. O terminal é a sede da Secretaria de Educação.

Cariri

Na região do Cariri, cinco municípios mantêm de pé os prédios das antigas estações de trem: Aurora, Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte e Missão Velha. A maioria virou equipamento cultural. Na cidade fundada pelo Padre Cícero, há um projeto ainda mais audacioso que prevê a criação do Museu do Trem. A obra de recuperação do prédio deve ser iniciada no primeiro semestre de 2020.

Inaugurada em 1926, ainda na gestão do Padre Cícero, a estação de Juazeiro do Norte esteve abandonada nos últimos seis anos e se tornou alvo de ocupação irregular. Em maio do ano passado, o prédio foi retomado pela Secretaria de Cultura do Município. O projeto é torná-lo um espaço de exposição permanente, contando a história da estrada de ferro no Cariri e outro para exposições temporárias. Um terceiro funcionará como cafeteria. A Pasta também vai solicitar, junto ao Metrofor a doação de um dos vagões para anexar ao prédio.

O secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Renato Fernandes, informa que a verba para as obras será adquirida através de uma permuta com uma instituição privada de ensino. “O investimento será de aproximadamente R$ 500 mil”, adianta Fernandes.

Em Crato, o largo da Rffsa, onde está a antiga estação, também passará por reforma. Lá, funciona o Centro Cultural Araripe, um auditório e uma galeria para exposições. A antiga Casa do Maquinista sedia a Secretaria de Cultura do Município. Segundo o secretário de Infraestrutura, Carlos Paiva, os prédios serão recuperados, assim como a pintura e iluminação, que receberão lâmpadas de LED.

Em Barbalha, o prédio da antiga estação, que foi inaugurado em 1940, está sendo utilizado como terminal rodoviário para ônibus intermunicipais e interestaduais. O edifício é tombado por Lei Municipal e pertence à Prefeitura.

Em Missão Velha a estação esteve fechada até 2011, quando foi reaberta para sediar a Secretaria de Cultura e a Biblioteca Municipal.

Aurora é outro município que usa o prédio da antiga estação como espaço para acomodar a Biblioteca Pública. No anexo funciona a Escola de Música Esmerindo Cabrinha. No distrito de Ingazeiras, a estação, construída em 1922, está de pé, mas sem atividade.

Fonte: Diário do Nordeste

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu4 horas atrás

Coligação acusa defesa de Roberto Filho de mentir à Justiça e apresenta provas de fraude eleitoral nas eleições de 2024 em Iguatu

Noticias7 horas atrás

Ex-secretária de Saúde de Acopiara e ex-candidata a prefeita é indiciada por fraude, peculato e lavagem de dinheiro

Noticias1 dia atrás

Ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu aos 89 anos, nessa terça-feira, 13

Noticias1 dia atrás

Cearenses conquistam sete das oito medalhas do Brasil na Olimpíada Internacional de Química

Noticias1 dia atrás

Elmano propõe recriação do Hospital da Polícia Militar do Ceará

Entretenimento2 dias atrás

Gérard Depardieu é condenado a prisão por agressões sexuais durante filmagens

Noticias2 dias atrás

PF realiza operação no Ceará contra suspeitos de fraudar contas digitais do Gov.br

Noticias2 dias atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias2 dias atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo2 dias atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo3 dias atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes3 dias atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu3 dias atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando3 dias atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias3 dias atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu4 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias6 dias atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias6 dias atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo6 dias atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo6 dias atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas7 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias7 dias atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo7 dias atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará7 dias atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

CeLelebridades1 semana atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 06/05/2025

Ceará1 semana atrás

Ceará pode se tornar o primeiro estado brasileiro a cultivar pistache

Noticias1 semana atrás

Adolescente de 13 anos está desaparecido há sete dias após se afogar na Barra do Ceará

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.