Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Noticias

No aniversário de 65 anos em 2024, Barbie lança a primeira boneca indígena brasileira

Publicado

on

A Barbie, a boneca mais famosa do mundo, celebra 65 anos em 2024. Como parte do projeto Mulheres Inspiradoras, ícones femininos são homenageados com suas próprias bonecas. Neste ano, a primeira indígena brasileira ganhou uma Barbie para chamar de sua: Maira Gomez, conhecida como @cunhaporanga_oficial nas redes sociais.

Maira é uma influenciadora que acumula mais de 6 milhões de seguidores no TikTok e pertence à etnia Tatuyo. A boneca da Maira traz consigo a pintura e roupas tradicionais de sua comunidade.

Em entrevista à CNN Brasil, Maira compartilhou sua experiência ao ter uma versão sua da boneca e o impacto disso para as meninas indígenas em todo o país. Ela celebrou: “É uma grande representatividade que a gente, o povo indígena, está tendo e é uma grande conquista”.

A etnia Tatuyo, à qual Maira pertence, está localizada na região do Alto Rio Negro, no Amazonas. Na boneca, a pintura no rosto é a mesma que Maira carrega: um grafismo que simboliza proteção. Cada povo tem sua própria simbologia, e a dela também representa os “seres humanos do dia”, simbolizando o Sol. Maira explicou: “Porque nós, o povo Tatuyo, somos de outro universo”.

As vestimentas da boneca são feitas com objetos da própria natureza. Maira destacou que tudo é uma proteção e que os trajes são sagrados, sendo utilizados em momentos específicos para fazer as pinturas.

Nas redes sociais, Maira é conhecida como cunhã-poranga, que significa “a mulher mais bela”. No tradicional Festival de Parintins, um dos maiores eventos culturais do país realizado no Amazonas, cada boi (Caprichoso e Garantido) possui uma cunhã-poranga em sua delegação. Por exemplo, no Boi Garantido, a cunhã-poranga é Isabelle Nogueira, que atualmente está no BBB24.

Além de Maira, outras oito mulheres foram homenageadas no projeto Mulheres Inspiradoras (originalmente chamado de “Role Models”) em 2024. Entre elas estão a atriz e ativista dos Estados Unidos, Viola Davis (EGOT), a diretora, produtora e roteirista do México, Lila Avilés, a renomada atriz do Reino Unido, Helen Mirren, e a cantora do Canadá, Shania Twain.

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu59 minutos atrás

TCE nega liminar à Ecolix e mantém processo instaurado pela Prefeitura de Iguatu

Ceará12 horas atrás

Falta de vagas em hospital público leva pacientes a dormirem no chão à espera de atendimento

Ceará12 horas atrás

Homem recebe pena de 10 anos por homicídio de mãe idosa no Ceará após espancamento

Ceará12 horas atrás

Novo concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado com 450 vagas

Videos1 dia atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas

Noticias1 dia atrás

Acrobata do Circo Porto Rico sofreu uma queda durante uma apresentação em Russas

Noticias1 dia atrás

A sangria do gigante de água doce no sertão cearense

Videos1 dia atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025

Iguatu1 dia atrás

Oficina sobre as emoções reúne crianças no Hotel Diocesano em Iguatu

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu5 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias5 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias5 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias5 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando5 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu6 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias6 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias6 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias6 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas6 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos7 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias7 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias7 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias7 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos1 semana atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.